TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REENGENHARIA O DESAFIO DA MUDANÇA

Projeto de pesquisa: REENGENHARIA O DESAFIO DA MUDANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 12

REENGENHARIA O DESAFIO DA MUDANÇA

Autor: CLAYTON EUGÊNIO RICARDO

Orientador: JÉSUS DE LISBOA GOMES

IPESU- INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR

Aluno: JÚLIO LOURENÇO DO CARMO

__________________________________________________________

INTRODUÇÃO

As empresas estão sob uma intensa e permanente pressão para fazerem uso das oportunidades e ofertas do mercado. Por isso é importante que elas moldem seus processos a fim de produzirem seus produtos ou prestarem seus serviços segundo critérios mais econômicos. Além disso, as condições econômicas globais estão encaminhando os negócios na direção de diversas atividades, com objetivo de, no mínimo, cortar custos. As organizações mais atentas a este contexto, e também por uma questão de sobrevivência acrescentam outras preocupações tais como tempo, qualidade, flexibilidade e a fundamental satisfação do cliente, seja ele interno ou externo.Frente a esta intensa concorrência e outras pressões econômicas sobre as grandes organizações, as iniciativas de melhoria de qualidade e de melhoria contínua de processos, embora sejam essenciais, não bastam. As metas de pequenas melhorias em todos os processos empresariais deveriam dar lugar aos esforços para atingir níveis elevados de melhoria em poucos processos-chave. As empresas teriam de buscar não níveis fracionais de melhoria, mas sim níveis multiplicativos. Esses níveis radicais de transformação exigem instrumentos novos e poderosos que facilitem a reconfiguração fundamental do trabalho.

A promessa da Reengenharia de livrar as organizações dos problemas de ineficiência, alto custo e clientes insatisfeitos, apoiada por varias histórias de sucesso, fez com que a Reengenharia saltasse para a linha principal da filosofia empresarial. Contudo a grande popularidade da Reengenharia fez com que esta se tornasse um modismo, fazendo com que se ficasse em dúvida quanto a sua definição e de seus verdadeiros benefícios.

Este trabalho, baseando-se em pesquisa bibliográfica, analisa a Reengenharia, apresentando uma panorâmica de diferentes autores sobre o tema. Espera-se contribuir com um melhor conhecimento sobre o assunto, de natureza controvertido, com a finalidade de facilitar, a uma entidade, optar ou não pela Reengenharia de Processos consoante às suas características peculiares e às circunstâncias com que se depara.

RESUMO

A reengenharia é a alternativa para que a organização se torne suficientemente flexível para se ajustar rapidamente às condições mutantes do mercado, suficientemente enxuta para derrotar o preço de qualquer concorrente, suficientemente inovadora para manter-se tecnologicamente atualizada em seus produtos e serviços e suficientemente dedicada para fornecer o máximo de qualidade e de atendimento aos clientes. Do ponto de vista metodológico, a reengenharia propõe um método para promover uma mudança radical, que alcance resultados drásticos no desempenho empresarial. Porem, abstraindo para um ponto de vista mais filosófico, a reengenharia poderia ser entendida como desprendimento total do atual estado das coisas. A reengenharia privilegia a aprendizagem, o trabalho em equipe e o achatamento da hierarquia, amplamente discutidos na literatura moderna. Ela também investe em direção às técnicas de desenvolvimento organizacional, propostas na década de 60, exatamente para administrar o processo de mudanças nas organizações. O presente trabalho é uma análise do processo de reengenharia e seu contexto nas organizações.

Palavras-chave: Reengenharia, processo, organização.

1. Origem da Reengenharia

Para se entender a origem da Reengenharia volta-se à década de 80 e analisam-se os investimentos em Tecnologia da Informação versus a Produtividade alcançada pelas empresas. Entre 1980 e 1990 as ofertas de emprego no setor secundário e terciário cresciam nos EUA e eram grandes os investimentos das empresas em Tecnologia da Informação, mas os resultados, em termos de produtividade, eram insignificantes. Mais estranho era o fato de, proporcionalmente aos EUA, o Japão ter investido menos em Tecnologia da Informação, aplicada ao setor de manufatura, e estar obtendo resultados expressivos, embora no setor de serviços os resultados também fossem inexpressivos. Por quê? A resposta a essa pergunta que gerou a Reengenharia de Processos.

A razão fundamental era a falta de compreensão e entendimento de que as empresas eram estruturadas em processos, prevalecendo à mentalidade compartimentalizada do Taylorismo/Fordismo que dividia a empresa em atividades. A automação dessas atividades ou tarefas era inócua se o processo ao qual pertenciam não fosse inovado. Daí a necessidade de se repensar os processos produtivos da empresa (JOIA, 1994).

1.1 Por que a Necessidade de Mudança

O cenário turbulento pelo qual o mundo está passando, tem feito as empresas se repensarem, objetivando aumento apreciável de produtividade e qualidade para sobreviverem à competição quase predatória na arena dos negócios. É nesse cenário, também, que surge a Reengenharia, inovando as empresas para que atinjam elevados índices de competitividade (JOIA, 1994).

A Reengenharia surgiu para fazer frente às mudanças que transformaram, vêm transformando e continuarão a transformar o ambiente da competição empresarial. O mundo sempre sofreu mudanças, sejam incrementais ou revolucionárias. No tocante às mudanças revolucionárias, no passado, eram bastante espaçadas no tempo. Mesmo assim, tais mudanças causaram transformações radicais no mundo e na vida das pessoas. O centro da questão reside no fato de que as mudanças incrementais, outrora freqüentes, vêm dando lugar a um número cada vez maior de mudanças revolucionárias. É a verdadeira teoria do caos trazida à prática diária. Essas mudanças ocorrem tanto em nível macro como micro econômico.

1.2 Áreas de Conhecimento Envolvidas

Apesar das divergências na definição, visão, conceitos e nas metodologias de abordagem da Reengenharia, por parte de diferentes autores, pode-se afirmar que a Reengenharia é a junção de três ciências (JOIA, 1994):

• Organização e Métodos, a qual está ligada ao mapeamento e monitoramento da performance do processo;

• Tecnologia da Informação, que é o componente tecnológico;

Gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com