TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A injunção para prolongar o tempo de trabalho para 40 semanas

Artigo: A injunção para prolongar o tempo de trabalho para 40 semanas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  Artigo  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

O Tribunal Administrativo aceitou a providência cautelar do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) para adiar o alargamento do horário de trabalho para as 40 horas semanais.

O objectivo é suspender de modo imediato o alargamento da carga horária, até que o Tribunal Constitucional se pronuncie sobre a matéria.

"Fomos notificados na segunda-feira ao fim do dia. O tribunal aceitou a nossa providência cautelar, mas deu à Administração Pública duas semanas para contra-argumentar", explicou o presidente do STI, Paulo Ralha, à agência Lusa.

O Ministério das Finanças tem assim 15 dias para responder e a acção só terá efeitos suspensivos se o tribunal recusar a argumentação que o Governo vier a fazer. Caso contrário, o STI tem de aguardar pela decisão do Tribunal Constitucional.

O aumento do horário de trabalho de 35 para 40 horas por semana entra em vigor no sábado (28 de Setembro), segundo o estipulado no diploma publicado a 29 de Agosto em Diário da República.

Se a providência cautelar não produzir efeitos, os trabalhadores dos impostos, tal como os restantes funcionários públicos, vão passar a ter jornadas de trabalho mais longas já a partir de Outubro.

Ao abrigo da nova lei, o período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas é de "oito horas por dia e quarenta horas por semana", e este alargamento do horário de trabalho "tem natureza imperativa e prevalece sobre quaisquer leis especiais e instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho".

O diploma estabelece também que o período de atendimento ao público dos serviços deve, tendencialmente, ter a duração mínima de oito horas diárias, abranger o período da manhã e da tarde e ter obrigatoriamente afixado, de modo visível ao público, nos locais de atendimento, as horas do seu início e do seu termo.

A inconstitucionalidade do novo diploma, que foi invocada pelos sindicatos e pelos partidos da oposição, baseia-se na violação do artigo da Constituição que garante a remuneração do trabalho, porque a nova lei obriga a mais uma hora de trabalho por dia e sem remuneração acrescida.

Share on facebook Share on twitter

Share on email More Sharing Services

PARTILHAR

Mais notícias de País

País

Apareceu português dado como desaparecido no México

País

Seguro automóvel deve pagar por acidentes provocados por ciclistas?

País

TAP diz que nada pode fazer. Passageiros devem preparar-se para greve

País

Suíça pede extradição de portuguesa acusada de tentar matar o marido

País

TAP volta a voar para Bissau em Outubro

País

As “Damas Enfermeiras” da Primeira Guerra Mundial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com