TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A invasão cultural Norte-Americana

Seminário: A invasão cultural Norte-Americana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Seminário  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 3

A invasão cultural Norte-Americana

(Resumo)

Segundo o livro a invasão cultural norte-americana pode ser comparada com a colonização Portuguesa, só que ela ocorreu de um modo muito mais suave.

A partir da invasão ficamos carentes de passado, vazios de lembrança e culturalmente marginalizados, não sabemos o que fomos não temos consciência daquilo em que nos tornamos nem percebemos o quanto e como poderíamos ser diferentes.

As únicas pessoas que se beneficiam com essa invasão cultural dos EUA é a alta burguesia Brasileira que usufrui da ignorância do povo para com seu próprio passado.

Aos poucos fomos despersonalizados, coisificados, e passamos a nos contentar com as coisas ultrapassadas que já não tem mas nenhuma serventia para os americanos e aí então chegam ao mercado de consumo brasileiro. Conclusão se aqui está lançando um MP4, lá eles já estão lançando um MP9.

Outros países também trouxeram um pouco de sua cultura para o Brasil, mas as mesmas não exerceram tanta influência sobre nós quanto a norte- americana. Afinal o que nos leva a introduzir o inglês em nossa cultura tento outros países mais próximos e que não exercem o mesmo valor lingüístico como a Espanha por exemplo, O inglês no Brasil é com se fosse sua segunda língua e a única obrigatória nas escolas.

O Brasileiro não tem consciência plena de que essa imposição de hábitos, modas e valores se realiza por processos artificiais, beneficiando o capitalismo e o imperialismo norte-americanos e garantindo nosso alinhamento político aos EUA, tudo isso é fruto de um planejamento cuidadosamente elaborado pelo governo dos EUA, trata-se de uma penetração cultural essencialmente pacífica, por que não há utilização de força ou material bélico. Essa invasão anestesia a nossa razão e nos faz esquecer dos problemas reais do nosso país como fome, chacinas, corrupção, aliciamento de menores entre outras coisas.

Não há como escapar ainda que camuflados, os americanos estão em todas. O estilo de vida norte-americano invadiu diferentes culturas, transmitindo-nos princípios, valores preferenciais, e até preconceitos que não deveriam fazer parte de um país como o nosso tão miscigenado e com tão diferentes culturas e religiões e que acabam influenciando na postura que adotamos diante da realidade.

Se formos a um shopping ou qualquer outra grande área de comércio, o que mais vamos encontrar é lanchonetes de gosto americano, lojas de roupas que se baseiam na moda norte-americana e produtos importados dos EUA, ou até mesmo podem estar nos acompanhando no dia-a-dia como a na programação de TV, ou na programação musical das emissoras de rádio, o livro faz uma pesquisa não muito profunda sobre isso mais só com os dados que eles nos mostram de certo período de tempo em que esses dois meios de telecomunicações foram observados podemos perceber a influência que os EUA tem sobre nós, afinal de cada 50 filmes que passavam 43 eram norte-americanos, e a programação das musicas nas rádios é praticamente tomada por músicas estrangeiras e na maioria das vezes americanas, até mesmo as crianças preferem assistir a programação infantil norte-americana e os brinquedos que mais as agradam são os norte-americanos.

A relação imperialista que os EUA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com