TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A liderança da Algar Telecom

Seminário: A liderança da Algar Telecom. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Seminário  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

SENHORES ACIONISTAS:

A Administração da Algar Telecom (“Companhia”, “Empresa”, ou “Algar Telecom”) tem a satisfação de submeter à sua apreciação o Relatório da Administração e as Demonstrações Financeiras Consolidadas da Companhia, com Parecer dos Auditores Independentes e do Conselho Fiscal referentes ao exercício social findo em 31 de dezembro de 2010. Os valores monetários estão expressos em milhões de Reais, exceto quando indicado de outra forma.

As demonstrações Financeiras consolidadas da Companhia referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2010, comparativas as de 31 de dezembro de 2009, são as primeiras Demonstrações Financeiras anuais elaboradas e apresentadas em conformidade com as Normas Internacionais de Relatório Financeiro – IFRS. Dessa forma as Demonstrações Financeiras consolidadas do exercício findo em 31 de dezembro de 2009 foram ajustadas com as novas normas, para fins de comparabilidade das informações desses períodos. Os ajustes em relação à prática contábil anterior encontram-se no item 4 das notas explicativas a estas Demonstrações Financeiras.

1. MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO O ano de 2010 para a Algar Telecom foi pautado na enorme capacidade da Empresa em planejar e executar de modo organizado, sistematizado e ágil. O aprimoramento dessa gestão, aliado à visão estratégica e global dos projetos realizados pela Companhia, têm permitido ações e decisões acertadas no presente - com total comprometimento com o futuro e com os resultados. Isso só tornou-se possível com o desenvolvimento do PMO (Project Management Office). Em apenas um ano a Algar Telecom já se tornou referência no Brasil na implementação da metodologia, segundo a consultoria McKinsey. Atualmente, 25 programas estão sob a governança do PMO. Outro importante passo para o aprimoramento da governança da Empresa foi o levantamento de todos os riscos da organização e as ações necessárias para mitigá-los. Este diagnóstico foi conduzido pela auditoria interna e contou com a participação de reconhecidos consultores externos. Em 2011 o trabalho será o de continuar a implementação destas ações. Um importante projeto desenvolvido em 2010 foi o lançamento da CTBC TV - TV via satélite – em Maio de 2010. Com autorização para prestar esse serviço em todo o País, a Algar Telecom iniciou sua oferta nos 87 municípios da área de concessão, que engloba os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Com investimentos de R$ 25 milhões, em oito meses o produto atingiu 47 mil clientes e permitiu a revitalização de outros serviços e planos vendidos por meio de pacotes (telefonia fixa, internet banda larga e TV). O treinamento de pessoal realizado para o lançamento da CTBC TV envolveu os 1,5 mil associados (como a Empresa chama os seus funcionários) do segmento de telecom e uma imersão profunda em um dos objetivos estratégicos da Companhia, que é ser reconhecida como a empresa de Telecom mais eficaz no atendimento. Fazer valer esse objetivo é uma meta perseguida fortemente pela Empresa em todas as frentes, desde a entrega certa do produto – adequado ao perfil de uso de cada cliente – até o atendimento efetivo. Outra importante conquista alcançada em 2010 e há muito idealizada pela Empresa foi a aquisição da Banda H, autorização da última faixa de freqüência disponível da terceira geração da telefonia celular (3G) em localidades radiais à atual área de atuação, com DDDs 34, 35 e 37. Isso amplia o mercado consumidor de telefonia móvel da Empresa dos atuais 2,9 milhões para 7,1 milhões e a área de abrangência de 87 municípios para mais 233 localidades. A Algar Telecom venceu a licitação com o valor de R$ 30,5 milhões.

2

A agilidade e conquista de novos clientes e mercados também foi refletida na primeira oferta de serviços do segmento varejo fora da tradicional área de atuação da Companhia, com pacotes de telefonia, internet rápida e TV por assinatura em condomínios residenciais de alto padrão na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A tecnologia utilizada, Fiber to the Home, leva a fibra óptica diretamente na casa do cliente, possibilitando a oferta comercial de internet dedicada de até 20 Mbps. A operação, em parceria com a Cemig Telecom, já obteve 10% de penetração do mercado potencial em apenas quatro meses. Houve ainda a aquisição da empresa Synos Technologies – fábrica de desenvolvimento e manutenção de software, sediada em Belo Horizonte (MG) - para fortalecer o segmento de BPO, TI e Consultoria, escopo de atuação da Algar Tecnologia. Essa aquisição está alinhada com as metas traçadas pela Empresa, para 2010, de fortalecer a presença no mercado de Belo Horizonte e outras praças relevantes, como Brasília e Rio de Janeiro e complementar o portfólio de serviços. A Synos transferiu para a carteira da Companhia mais de 40 clientes dos setores privado e, principalmente, público. Para elevar o patamar da Empresa no quesito atendimento, foram criados indicadores internos, como o Service Quality Index - SQI – índice de metodologia internacional capaz de medir diariamente o grau de insatisfação dos clientes e suas razões. Dessa forma, a Empresa consegue antever situações anormais e possíveis falhas atuando antes que o fato se torne um problema efetivo. Este foco no atendimento tem levado a Algar Telecom a se destacar da concorrência, principalmente na área de Autorização – onde a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com