TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A natureza das ciências

Por:   •  6/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

A NATUREZ DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO

Diferente das ciências exatas, a lógica das ciências de comportamento conduz sua orientação ao desencadear raciocínios, basenado-se por fatos que pertencem a história de vida de cada um. O ser humano passa por experiências pessoais que marcam sua história de vida, seja na infância, na adolescência e até mesmo na vida adulta. Portanto cada um é resultado de suas características inatas e experiências vividas. Pelo fato de que tanto as características inatas quanto as experiências de cada um não são iguais é possível chegar a diferença entre ciências exatas e as ciências comportamentais.

Na ciência exata, é impossível gerar opiniões e crenças, pois numericamente é algo que se pode contestar e ninguém se arrisca. Já na ciência de comportamento, denominadas ciências sociais, como a psicologia, a sociologia, a política e outras, o caso muda de figura.  No geral todos se arriscam a interpretar e explicar fatos. Defendendo cada um o seu ponto de vista.

Para Henneman:” quase todo mundo tem arraigadas noções a respeito da” natureza humana” e um alto grau de confiança (raramente justificada) em sua capacidade de “avaliar” as outras pessoas. Quando nossa crença e certezas a respeito do outro são contraditas nos tornamos intolerantes e rejeitamos essa contradição chamando-a de “teoria” dificilmente estamos dispostos a aceitar contrariedades aos nossos preconceitos e crenças pessoais”.

Por causa dessa tendência a fazer leis sobre comportamento humano através de simples opiniões pessoais é que se tem muitos livros escritos, conferências e muitos cursos sendo ministrados por pessoas estudiosas da área, o que tem por aí de pessoas prometendo ajudar a resolver problemas, e dar soluções a certos problemas  através de uma simples consulta. Ex: mãe ou pais de santo. E muitas vezes tem seu conselhos seguidos. Há portanto também muitos livros de auto ajuda com idéias fascinantes mas mentirosas.  

Pra que se possa realmente ajudar as pessoas é necessário ter um conhecimento que não seja tão simples. É necessário pesquisas e um amplo conhecimento pra que não se veja numa roda redonda.

A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

É necessário dois requisitos básicos para que o conhecimento seja reconhecido como ciência:

  1. Que se tenha bem definido e caracterizados os assuntos que se pretende estudar. E aquilo que a ciência estuda seja retratado com clareza
  2. Que o estudo desse assunto tenha métodos próprios de investigação, ou seja que tenha como base certos tipos específicos de passos formais que deverão ser percorridos até o resultado final. Que é o conhecimento completo e adequado quanto possível daquilo que a ciência se propôs a estudar.

Um comportamento humano muito estudado na atualidade e tem sido incentivado é aquele que procura compreender como as pessoas vivem e resolvem seus problemas.

Taylor tem seu valor como pioneiro em procurar sistematizar o processo administrativo dentro das organizações. Seu enfoque foi que o comportamento humano era resultante direto da medidas tomadas externamente os indivíduos. Ele acreditou que o ambiente de trabalho sendo arrumado e organizado levaria o empregado a ter o comportamento de produzir. Por isso ele é tido como o pai da administração científica.

Em seu livro Princípios de administração científica ele procurou combater a atitude desorganizada de administrar, propondo maior sistematização, chegando assim a múltiplos benefícios. Como o baixo custo da produção; resultando no aumento de rendimentos;

A administração científica trouxe sua inegável contribuição em um momento da revolução industrial que se encontrava em grande efervescência.

Sem dúvida, atendeu as necessidades básicas do homem em termos de prover maior conforto físico e maior segurança em situação de trabalho. Com o passar do tempo surgiram soluções generalistas que começaram a se mostrar inoperantes pois as pessoas que trabalham não são iguais e, portanto, não respondem da mesma forma a um padrão de tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com