TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A normalização na engenharia civil

Artigo: A normalização na engenharia civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

A NORMALIZAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL

A normalização é extremamente importante, pois ela estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, uma padronização das atividades destinadas à utilização comum e repetitiva, visando a otimização do processo ou produto em questão, num dado contexto. Desta maneira, ela contribui para a redução de custos, melhora a comunicação empresa-cliente, aumenta a segurança e conseqüentemente a proteção do consumidor e, por fim, facilita o intercâmbio comercial.

Os laboratórios de materiais influenciam diretamente nas empresas, pois, através da utilização das normas técnicas, proporcionam a infra-estrutura necessária à análise dos materiais a serem utilizados, obtendo informações sobre as suas características, tais como, resistência, qualidade, gerando assim, menor custo e garantia de segurança.

Tendo visto os conceitos de normalização e a importância dos laboratórios de materiais, foram desenvolvidos dois experimentos sobre a resistência do concreto que discutiremos a seguir.

O primeiro experimento realizado no laboratório de materiais foi o teste de compressão axial do corpo de prova. Após o mesmo atingir sua resistência máxima, foi submetido a uma prensa, em seu sentido longitudinal. A prensa implica uma força no corpo, até o momento de sua ruptura, em seguida, o peso máximo aplicado é marcado no mostrador.

No segundo experimento, o mesmo corpo de prova foi submetido a uma compressão diametral. Foi colocado deitado na prensa para receber uma força que simulará uma tração no corpo.

Estes testes são de suma importância no estudo do concreto, pois, visam compreender sua resistência em duas situações diferentes, na compressão e na tração. Esta resistência e durabilidade dependem da proporção entre os materiais que o constituem.

CONCLUSÃO

Em suma, através dos experimentos desenvolvidos pudemos atestar a importância dos laboratórios de materiais para a otimização dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Garantindo assim, a segurança e a viabilização da obra, uma vez que, são utilizadas as normas técnicas como infra-estrutura de todo este processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com