TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A palavra ética

Resenha: A palavra ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

A palavra ética possui dois significados principais: Disciplina integrante da ciência da Filosofia e conjunto de regras.

Ética é o estudo das avaliações: do ser humano em relação as suas condutas ou as dos outros.

A teoria do fundamentalismo: propõe que os conceitos éticos sejam obtidos de uma fonte externa ao ser humano, que pode ser um livro, um conjunto de preceitos adotado por um grupo, ou até outro ser humano.

A teoria do utilitarismo: baseia-se principalmente nas ideias de JEREMY BENTHAM (1748-1832) e JOHN STUART (1806-1873).

Os criticos do utilitarismo: colocam em destaque a dificuldade de se aquilatar em cada caso o BEM MAIOR PARA A SOCIEDADE.

A teoria do dever etico: defendida por EMANUEL KANT(1724-1804) propõe que o conceito etico seja extraido de fato que cada um deve se comportar de acordo com principios universais.

Kant propôs também, que os conceitos.... : Qualquer conduta aceita como padrão etico deve valer para todos os que se encontrem na msm situação, sem exceções. So se deve exigir dos outros o que exigimos de nos mesmos.

A teoria contratualista baseia-se nas ideias de: JOHN LOCKE(1632-1704) e JEAN JACQUES ROUSSEAU(1712-1778)

O preceito etico possui duas caracteristicas essenciais: Destina-se a adequar a ação humana ao conceito do bem e da moral. Pode ser aplicado pela simples determinação do ser humano, independentemente de qualquer coação externa.

A empresa é uma unidade economica: Nela, o empresario utiliza 3 fatores tecnicos da produção: a natureza, o capital e o trabalho.

Em 1890, nos ESTADOS UNIDOS DA AMERICA: entrou em vigor a lei denominada SHERMAN ACT, no qual passou a proteger a sociedade contra acordos entre empresas.

O CODIGO DE ETICA: tem a missão de padronizar e formalizar e entendimento da organização empresarial em seus diversos relacionamentos e operações.

Como fazer uma organização obedecer ai cidigo de etica: Programa de etica, treinamento, revisão de praticas, canal de comunicação, punições, combate ao concorrente antietico, ações administrativas e recursos legais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com