TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A permeabilidade dos solos

Artigo: A permeabilidade dos solos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Artigo  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  508 Visualizações

1. Introdução

Entende-se por permeabilidade a capacidade de um determinado solo, sob condições normais, em permitir a passagem de água (ou outro fluido) através de seus vazios. A permeabilidade dos solos varia com o número de vazios contidos neste.

Para a construção civil o fluido considerado, quase na totalidade dos estudos, é a água. Esta, quando submetida a diferenças de potenciais, se desloca no interior dos solos causando tensões nestes.

Esse estudo é de grande utilidade à construção civil, viabilizando cálculos das vazões nos solos (Ex.: estimativa de quantidade que se infiltra numa escavação), na análise de recalques (Ex.: diminuição dos índices de vazios) e também no estudo de estabilidade (Ex.: a tensão efetiva comanda a resistência do solo e depende da pressão neutra, esta por sua vez depende das tensões provocadas pela água).

T = Tempo gasto para medir o volume, em segundo; Q = Vazão de água através da amostra, em cm3/s; A = Área da seção transversal do corpo-de-prova, em cm2; H = Carga hidráulica é a diferença da carga entre o nível superior e o nível inferior (indicados nas bureta), em cm;

L = Altura do corpo-de-prova, em cm; i = Gradiente hidráulico;

Dados:

D (cm) 10 H1 (cm) vol (cm³) t (s)

Área (cm²) h (cm) L (cm) i

Cálculo da vazão:

Q1 (cm³/s)

Q2 (cm³/s) Q3

(cm³/s) Qm (cm³/s)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com