TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do coeficiente de permeabilidade do solo

Seminário: Determinação do coeficiente de permeabilidade do solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Seminário  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

1- Objetivo

A aula prática teve o objetivo demonstrar os ensaios de permeabilidade de carga variável e de carga constante, determinando o coeficiente de permeabilidade.

2- Materiais

Os materiais utilizados no ensaio foram: permeâmetro, torninho de talhagem, balança, estufa, termômetro, água deairada, recipientes de evaporação, cápsulas de alumínio, paquímetro, painel de permeabilidade, parafina, cronômetro e bureta.

3- Procedimento

Deve-se retirar uma amostra indeformada de solo e colocar em um berço, alisando a base e o topo para obter superfícies planas e paralelas. Coloca-se no torninho de talhagem para obter um cilindro com superfície lateral lisa. Durante a talhagem, retiram-se amostras para determinação de pelo menos três teores de umidade. Com o paquímetro, faz-se três medições diferentes de altura e diâmetro do corpo de prova. Determina-se a massa do corpo de prova. Coloca-se parafina na superfície lateral do corpo de prova para evitar percolação de água radial. Coloca-se na base do permeâmetro uma camada de areia grossa (20mm), que servirá de apoio ao corpo de prova e camada drenante a jusante. Apoia-se o corpo deprova sobre a areia, mantendo- o na vertical. Preenche-se ¼ do volume em volta do corpo de prova com parafina e e até ¾ da altura do corpo de prova com pasta bentonita, terminando a altura com mais parafina. Sobre o corpo de prova, coloca-se mais uma camada de areia média a grossa. A saturação do corpo de prova deve ser feita por processos de circulação de água durante um tempo ou por saturação por contrapressão.

3.1- Ensaio a carga constante

Determina-se o valor da carga que deve permanecer constante, que é a altura entre os níveis de água de montante e jusante, durante o ensaio. Deve-se permitir que a água percole durante um certo tempo pelo corpo de prova. Recolhe-se a água que percola até um volume de cerca de 100 m³, determinando o tempo necessário para o preenchimento. Determina-se a massa de água percolada e a temperatura da água utilizada no ensaio. Faz esse recolhimento de água por cinco vezes. Após desmontagem do ensaio, retira-se, em posições diferentes do interior do corpo de prova, amostras para determinação de teores de umidade.

3.2- Ensaio com carga variável

Determina-se o diâmetro interno do tubo de carga e faz-seduas marcas de referência no tubo, que determinará o início e o fim do ensaio. Deve-se permitir que a água percole por um tempo através do corpo de prova até que a marca inferior seja atingida. Repete-se essa percolação algumas vezes. O volume de água no início do ensaio deve estar acima da marca superior. Inicia-se o ensaio e a contagem de tempo se inicia quando o volume de água estiver na marca superior. Quando o volume atinge a marca inferior, a contagem de tempo é parada. Repete-se a contagem de tempo pelo menos cinco vezes. Após a desmontagem do corpo de prova, retira-se amostras do interior em diferentes posições para determinação de pelo menos três teores de umidade.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »