TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE PERMEABILIDADE DO SOLO.

Monografias: DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE PERMEABILIDADE DO SOLO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 3

O experimento foi realizado no Laboratório de Ciências da Terra situado no campus do Centro Universitário de Formiga - UNIFOR MG, na cidade de Formiga, MG.

Os materiais usados foram permeâmetros de carga constante (Figura 1) e de carga variável (Figura 2), confeccionados em forma de um trabalho por alunos curso de Engenharia Civil da instituição em anos anteriores, solo arenoso retirado no Campus da UNIFOR, torneira com fluxo de água constante.

Coloca-se uma porção de solo no compartimento do permeâmetro vedado por duas peneiras, que nesse equipamento eram dois pedaços de pano, que possuía uma malha maior, ou seja, pequenos furinhos que permitia a água passar, mas mantinha as partículas do solo.

Concluída a montagem do permeâmetro, procede-se à saturação do solo para facilitar a saída do ar dos vazios até que saia água no topo do aparelho;

Permeâmetro de carga constante:

O procedimento consiste em adicionar água de forma constante na entrada do tubo saturando a amostra de solo, quando a água começa a escoar pela saída, mantém-se o nível d’água do reservatório constante (água saindo pelo escape) e nota-se o intervalo de tempo para que a água escoe através do solo para o bico de saída do tudo. Deve anotar sempre a temperatura da água.

Na primeira experiência, com permeâmetro de carga constante foi usado um aparelho composto por um galão de água mineral que possui um diâmetro () = 14,5cm que tinha um bico de escape instalado na parte superior da peça, e uma bacia de PVC que ficava na parte inferior do equipamento e também possuía um bico de escape instalado próximo à borda. A diferença de altura (h) entre os bicos de escape é de 25,0 cm.

Nesse equipamento foi colocada uma coluna de solo de comprimento (L) = 16,0 cm, no interior do galão e deixou que fosse completado com uma coluna d’água constante durante um tempo (t) = 10 seg., a água estava a uma temperatura (T) = 24º C, e após esse tempo ficou acumulado no Becker um volume (V) = 435 ml.

Na segunda experiência, o aparelho usado era composto por tubos de PVC que possui um diâmetro () = 10,0 cm. A diferença de altura (h) entre os bicos de escape é de 9,0 cm, a primeira parte é maior para que ocorra a diferença de nível o que permite a percolação da água e também porque a água não consegue atingir a altura inicial devido a perda de energia que ocorre quando a mesma passa pela amostra de solo.

A amostra de solo colocada nesse equipamento tinha comprimento (L) = 15,0 cm.

A água em uma temperatura (T) = 23º C entrava pela parte mais alta, como o caminho seguia na vertical ela ganhou energia potencial que foi transformada em energia cinética e ao atravessar a amostra de solo essa energia foi sendo perdida. No intervalo (t) de 1 min e 19 seg., passou pelo permeâmetro um volume (V) = 595,5 ml.

Permeâmetro de carga variável:

O procedimento consistiu em adicionar água ao tubo de entrada saturando a amostra. Com a válvula fechada o tubo de entrada graduado é preenchido com uma coluna d’água ate o topo.

Na sequência a válvula é aberta e registra-se o quanto coluna d’água baixa no intervalo de tempo de 10 seg.

O permeâmetro usado na experiência é usado era composto por tubos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com