TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição do teste realizado com amostras de solo para determinar o coeficiente de permeabilidade para carga variável e carga constante

Artigo: Descrição do teste realizado com amostras de solo para determinar o coeficiente de permeabilidade para carga variável e carga constante. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Artigo  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  459 Visualizações

1. RESUMO

O solo é um dos materiais mais utilizados em engenharia civil, visto que tem por finalidade suportar altas cargas em diversos tipos de obras e atuar como agregado em materiais de construção. Graças à diversidade de utilização do solo, é necessário que o mesmo seja bem caracterizado e estabilizado, a fim de possuir propriedades que melhor se adeque à finalidade.

A partir desses preceitos, encontra-se, neste trabalho, a descrição de ensaios realizados com amostras de solo,quanto à determinação do coeficiente de permeabilidade, para carga variável e carga constante.

Os ensaios foram realizados no Laboratório de Geotecnia do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas, NPT, da Universidade Federal de Alagoas, UFAL, sob a supervisão das Professoras Taíse Carvalho e Luciana Vieira e dos técnicos Marcos Wanderley e Basílio, de 26 de novembro à 03 de dezembro do presente ano.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Os solos têm em sua estrutura a composição de água em seus poros, quando submetida a uma diferença de potencial hidráulico, o líquido flui através dos espaços vazios interconectados, fissuras ou outros caminhos preferenciais. A facilidade com que a água percola (fluxo de água através do solo) no montante de solo é caracterizada como permeabilidade, esta pode ser quantificada pelo coeficiente de permeabilidade. O estudo dos fenômenos de fluxo de água em solos é realizado apoiando-se em três conceitos básicos: conservação da energia (Bernoulli), permeabilidade dos solos (lei de Darcy) e conservação da massa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com