TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A presença do poder na esfera política

Ensaio: A presença do poder na esfera política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Ensaio  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

A política está mais perto da nossa vida do que pensamos. De tão habituados, aplicamos o termo “política” em uma série de contextos diferentes: “De acordo com a política da empresa é proibido namorar no trabalho”. “O Banco Central mantém uma política monetária conservadora”. “Existe muita politicagem por trás da maioridade penal”. “Vote Augusta, por uma política mais justa!”

De acordo com o texto acima e a web 3 assinale a alternativa correta que contempla o conceito de Política.

RESPOSTA : É a atividade humana que visa a atingir fins bem precisos, como o bem comum, a justiça, o exercício da liberdade.

1) Robson Crusoé, o náufrago que acabou sobrevivendo e ficando preso em uma ilha deserta. Sozinho, sua vida consistia em viver e criar as melhores condições de sobrevivência. Uma casa mais ou menos bem construída, comida fresca, uma água de côco de vez em quando... Mas, sem nunca imaginar, Crusoé percebeu que a ilha não estava tão deserta assim: em uma sexta feira encontrou aquele que viria a ser seu melhor amigo, como a criatividade não ajudou chamou o recém surgido de “Sexta feira”. Robson Crusoé e Sexta Feira se dedicavam, juntos, ao ideal anterior de “viverem e criarem as melhores condições para que isso acontecesse”. Tudo ia muito bem (casas maiores, canoas maiores, mais comida e água de côco...) até um dia perceberem que não estavam sozinhos. Vamos supor que tenham aparecido mais 6 pessoas na ilha. De repente era necessário casas maiores, canoas ainda maiores (alguns já reclamam que seria necessário um barco, outros pediam um iate...). Nunca os moradores da ilha viram tanta comida fresca e tanta água de côco. As reclamações também não demoraram a surgir. ‘Sexta Feira’ dizia que estava trabalhando de mais e que gostaria de saber seus direitos e quando é que poderia se aposentar. Os outros que foram agregados ao grupo também tinham suas reclamações: queriam benfeitorias na ilha e achavam que precisam se organizar melhor. Então, em comum acordo com Robson Crusoé todos decidem fundar sua própria civilização e decidir quem deveria governar, qual o sistema para indicar o líder.

O texto acima, apresentado na WEB 3, apresenta a questão de Poder na esfera política. Isso quer dizer, que há uma relação entre política e poder. O que é poder na concepção de MAX WEBER?

RESPOSTA :

Poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com