TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática de avaliação ocorre nas aulas de língua portuguesa no nono ano da escola primária

Projeto de pesquisa: A prática de avaliação ocorre nas aulas de língua portuguesa no nono ano da escola primária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 5

1- JUSTIFICATIVA

.

O tema objeto de analise é a avaliação em sala de aula por estar sendo um dos assuntos mais questionado no âmbito escolar e no contexto educacional, pois ela é um método importante no trabalho educativo para as crianças obterem conhecimento, especialmente porque elas têm uma sensibilidade bastante aguçada e sente-se envolvidas com tudo o que diz respeito ao que esta ao seu redor.

Assim,a avaliação é o que norteia e orienta o ensino e a aprendizagem é as diretrizes gerais: Aprender a conhecer; diagnosticar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem nos aspectos cognitivos, culturais, sociais, biológicos, e afetivos, a fim de acompanhar o desenvolvimento do educando; despertando a capacidade de avaliar a si mesmo. Aprender a fazer: interferir no processo educativo de forma a redirecionar todo o trabalho e a prática pedagógica para que seja garantida a aprendizagem fundamental; Aprender a viver juntos: ampliar as possibilidades de aprendizagem desenvolvendo o conhecimento do outro, a percepção das interdependências, procurando-se identificar as conquistas e dificuldades dos alunos, professores e toda a gestão pedagógica e administrativa.; Aprender a ser: promover uma educação comprometida com o desenvolvimento total da pessoa, proporcionando a formação do educando como cidadão autônomo, critico e participativo no contexto social político e profissional, para obtenção de novos conhecimentos.

Portanto, poder-se-ia afirmar que o ensino aprendizagem e a avaliação são parte integrante, não podendo ser considerados como processos independentes e distintos. Essa integração deve ter como resultado uma educação em que se atenda a necessidade de mudanças, transformações, e inovações nos diversos segmentos da formação humana, não bastando aos alunos apenas o entendimento dos conceitos, mas sendo para assim, apropriarem-se dos conteúdos, do saber fazer, dos procedimentos a serem utilizados na pratica e em suas atitudes como ser humano e como cidadãos.

Este trabalho serve como uma amostra que representa um passo significativo do processo de ação e da tomada de consciência dobre a importância do método de avaliar do professor.

Assim, o projeto justifica-se para o melhoramento no processo avaliativo e o desenvolvimento do ensino aprendizagem, para que haja uma compreensão por parte do aluno ao participarem nas aulas e dos professores no modo de avaliar, gerando assim alunos com habilidades.

2.OBJETIVOS

2.1OBJETIVO GERAL:

• Investigar como ocorrem as práticas de avaliação nas aulas de língua portuguesa no 9º ano do ensino fundamental, assim como as concepções dos alunos sobre a forma de avaliar do educador.

2.2OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Analisar os processos de avaliação empregados pelos educadores de Língua Portuguesa;

• Analisar como os educadores avaliam a leitura e a produção de texto de seus alunos;

• Identificar a importância da avaliação no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos.

1- JUSTIFICATIVA

.

O tema objeto de analise é a avaliação em sala de aula por estar sendo um dos assuntos mais questionado no âmbito escolar e no contexto educacional, pois ela é um método importante no trabalho educativo para as crianças obterem conhecimento, especialmente porque elas têm uma sensibilidade bastante aguçada e sente-se envolvidas com tudo o que diz respeito ao que esta ao seu redor.

Assim,a avaliação é o que norteia e orienta o ensino e a aprendizagem é as diretrizes gerais: Aprender a conhecer; diagnosticar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com