TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Administrativo das Aulas de: Língua Portuguesa e Linguagem Jurídica

Por:   •  18/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 4

Língua Portuguesa e Linguagem Jurídica

Turma: Direito 01 NB

1. levantamento de todas as atividades referente a N1 e N2. Este levantamento foi feito no período de 25/02/2015 à 27/05/2015, com o objetivo de demonstrar na prática meu aproveitamento das aulas administradas por V.S.a.

2. Atividades referentes à N1:

2.1. Língua Portuguesa e Linguagem Jurídica;

2.2. Signo: significante e significado;

2.3. Descrição de Processo e Objeto;

2.4. Redução a Termo;

2.5. Pontos de uma Narrativa;

2.6. Trabalho de Pesquisa.

3.0. Detalhamento das atividades à cima citadas:

2.1. Língua Portuguesa e Linguagem Jurídica

Com explicações dadas, pude compreender que a linguagem jurídica é o instrumento utilizado pelo profissional do direito, essa disciplina é de grande importância, pois nos ajudará a entender o mundo jurídico, apesar de dominarmos a língua portuguesa, teremos que lidar com a linguagem jurídica como se fosse, por exemplo, outro idioma, que sem o estudo adequado não seria possível chegar a um entendimento.

A linguagem jurídica busca os esclarecimentos necessários para o cotidiano das atividades acadêmicas na participação em um diálogo dedicado ao ensino de língua portuguesa aplicada ao direito, para atualizar, compartilhar e dinamizar os resultados desses diálogos ao decorrer do curso.

2.2. Signo: significante e significado

Toda palavra que possui um sentido é considerado um signo linguístico. O significante é quem transmite a mensagem, e o significado é o sentido da mensagem para quem recebe. O significante pode ser de comunicação direta, ou seja, ele transmite uma palavra com um sentido único. O significado pode ter diversos sentidos, o resultado muda de acordo com a concepção e o entendimento de cada pessoa, o que para uma pessoa pode ser um significado, para outra pode ser outro totalmente diferente. Dessa forma, iremos aprender o modo certo de interpretar o português jurídico para entendermos e sermos entendidos.

2.3. Descrição de Processo e Objeto

A descrição de processo e de objeto é o passo a passo, como se fosse um manual de instruções, ensinando como fazer as coisas, ou seja, sempre que uma pessoa expõe com detalhes um objeto, uma pessoa, uma situação ou uma paisagem a alguém, está fazendo uso da descrição. A descrição seria o ato de narrar, contar minuciosamente, por exemplo: quando uma pessoa descreve uma paisagem a alguém, é como se fosse um retrato distinto e pessoal de algo que se vê ou viu. A descrição vai depender do ponto de vista do observador, pois varia de acordo com o seu grau de percepção. Dessa forma, o que é importante ser analisado para um, não será para outro. Cada aluno desenvolveu uma descrição de acordo com as explicações, descrevendo passo a passo, como chegar à sala de aula atrasado. (Anexo 1.0-1.1)

2.4. Redução a Termo

Significa a narrativa dos fatos, ou seja, colocar no papel alguma coisa que foi acordada ou decidida oralmente. Um exemplo disso, é quando vamos à delegacia, fizer um boletim de ocorrência, a função do escrivão é fazer a redução a termo dos depoimentos citados, colocando no papel as informações de forma reduzida. Através do filme "Doze homens e uma sentença", assistido em sala de aula, fizemos uma redução a termo, observando os autos do processo e ao final justificando o voto contra ou à favor do réu por meio de uma argumentação. (Anexo 2.0)

2.5. Pontos de uma Narrativa

Para obter os pontos importantes de uma narrativa é necessário conter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com