TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento e ao tipo de evento contratado

Abstract: A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento e ao tipo de evento contratado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Abstract  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 8

Pessoal

A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento e ao tipo de evento contratado. A empresa deverá contar com profissionais fixos para venda e atendimento a clientes, administração das atividades de compra de suprimentos para as festas e gestão da contratação de profissionais terceirizados. O mercado oferece farto contingente de profissionais para esse segmento empresarial, principalmente garçons, porém, a contratação dessas pessoas requer experiência, para evitar problemas na qualidade do

atendimento. Os profissionais envolvidos nessa modalidade de negócio são:

-gerente- deve ser fixo;

-cozinheira – pode ser fixa ou terceirizada;

-fritadeira – pode ser fixa ou terceirizada;

-salgadeira – pode ser fixa ou terceirizada;

-garçons – geralmente terceirizados;

-ajudantes de garçons – geralmente terceirizados;

-seguranças - terceirizados;

-auxiliar administrativo - fixo;

-auxiliares de limpeza – podem ser terceirizados;

-auxiliar de manutenção – pode ser fixo ou terceirizado.

É aconselhável estabelecer parcerias com os seguintes profissionais:

-Fotógrafos;

-Especialistas em filmagens.

De acordo com a característica de cada evento o empresário definirá a necessidade de contratação dos seguintes profissionais:

-recepcionistas;

-decoradores;

-Djs;

-cantores ou bandas;

-equipes para instalação de luz e som;

-animadores de festas infantis;

-monitores.

A qualidade do atendimento é um item que merece a maior preocupação do empresário levando-se em consideração que a

fidelidade da clientela está intimamente relacionada à excelência do serviço prestado. Por isso todos os detalhes são importantes no contato com o cliente, desde o uniforme dos garçons e monitores até o serviço de manobrista na saída dos convidados.

O empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.

Equipamentos

A escolha dos móveis e equipamentos deverá levar em consideração o público-alvo e a especialização em determinado segmento. Para um projeto básico são necessários os seguintes móveis e equipamentos:

-um microcomputador completo;

-uma impressora;

-duas linhas telefônicas;

-uma impressora de cupom fiscal;

-equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito – decisão do empreendedor;

-Mesas e equipamentos para servir as refeições, ou buffets especiais;

-mesas e cadeiras para convidados;

-tendas e itens de decoração;

-geladeiras, freezer industrial, câmara fria, fogão industrial, mesa grande para cozinha, vasilhames, bandejas, copos, talheres, louças,

toalhas, guardanapos, uniformes e fornos de microondas;

-móveis e utensílios de escritório;

-veiculo utilitário (critério do empreendedor);

Matéria Prima / Mercadoria

A matéria-prima utilizada no buffet compõe –se de alimentos, bebidas e os diversos insumos necessários para a preparação de pratos,

sobremesas e outros produtos, de acordo com cada evento, além de flores e outros elementos de decoração, música e entretenimento.

Organização do processo produtivo

Os processos de uma empresa de realização de festas e eventos são divididos em:

Salão de festas – Local onde o serviço será oferecido ao cliente. É a área principal da empresa e será estruturada de acordo com formato definido para o nicho que será explorado, com decoração integrada e harmônica. Quanto mais serviços agregados, maior a infra-estrutura necessária. Quase todas as empresas optam por ter salão próprio, mas nada impede que seja locado ou arrendado. A empresa pode ainda ter mais de um salão, oferecendo espaço especial para cada tipo de público, ou seja: infantil, teen e demais festas. Nesse espaço ficam os brinquedos, espaço para brincadeiras, telão com datashow, mesa de som, cadeiras e mesas para os convidados, discoteca, etc. A decoração e os equipamentos devem ser constantemente atualizados.

Banheiros – Estão agregados ao salão de festas e devem ter fácil acesso, além de possuírem espaço amplo, limpo e arejado.

Cozinha – É o ponto de apoio para o salão de festas, onde são preparados os pratos, fabricados os salgados e as guloseimas que

fazem parte do cardápio, além do preparo das bebidas. Sua localização deve ser estratégica com fácil acesso dos garçons que vêem do salão de festas, os equipamentos devem ser instalados de forma que não atrapalhem a circulação. O projeto deve ser aprovado na Prefeitura local. A cozinha é um processo que pode ser terceirizado.

Depósito do estoque – É o local onde deve ser guardado o suprimento destinado à preparação dos alimentos que serão servidos nas festas. Cada tipo de produto deverá contar com acondicionamento adequado, ou seja, devem ser considerados os fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com