TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise O Seu Local De Trabalho E Descreva Os Eventos Disfuncionais Relacionadas à Organização Burocrática Referenciados Nesta Unidade.

Trabalho Escolar: Análise O Seu Local De Trabalho E Descreva Os Eventos Disfuncionais Relacionadas à Organização Burocrática Referenciados Nesta Unidade.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2014  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  1.684 Visualizações

Página 1 de 3

1- análise o seu local de trabalho e descreva os eventos disfuncionais relacionadas à organização burocrática referenciados nesta unidade.

Aceitação da validade de novas idéias com os funcionários; a organização fundamental necessária para o exercício da autoridade; o exercício da autoridade quadro administrativo do tipo ideal para burocracia; o primeiro aspecto; corresponde à própria argumentação em que se fundamenta a legitimidade da autoridade, que implica na aceitação de algumas premissas básicas apresentadas a seguir: uma das disfuncionalidade da burocracia, resultante em parte da disciplina em relação às normas e em parte do sentido de carreira, que orienta a atuação, as expectativas e as perspectivas profissionais do funcionário, é o que Merton chama de conservantismo. a terceira disfuncional idade apontada por esse autor decorre da formação do espírito do grupo, que nasce da consciência de interesses e destino comuns entre os funcionários. disso resulta a configuração da burocracia com interesses e objetivos próprios que nem sempre se coadunam com os interesses do público ou das autoridades da cúpula do poder administrativo. em outras palavras, a comunidade de interesses e de destino do burocrata fazem-no desenvolver, paralelamente à organização formal, uma organização informal que emerge sempre que os interesses atuais ou futuros do grupo parecem ameaçados junto com o orgulho do ofício, que o faz resistir mesmo a mudanças de rotina, isto leva à cristalização da conduta como forma padronizada de defesa e de resistência às mudanças organizacionais, principalmente quando partidas de pessoas alheias ao grupo. finalmente, diz Merton que também contribui para a "incapacidade treinada" o requisito weberiano da impessoalidade. sem dúvida a impessoalidade é característica necessária e indispensável às relações na organização burocrática, como decorrência mesma de sua definição como grupo secundário, mas nem por isso deixa de criar aspectos disfuncionais, contribuindo para a rigidez e inflexibilidade da personalidade do burocrata e se constituindo em fonte de conflito entre o público e o funcionário. de tudo isso, parece correto concluir que a burocracia - conforme descrita por weber - é um tipo de organização que garante a eficiência através dos requisitos da racionalidade, da normatização da hierarquia, da especialização e da impessoalidade. Mas, como demonstrou Merton, os mesmos requisitos promotores da eficiência podem-se transformar em requisitos disfuncionais, provocadores do enrijecimento da conduta dos membros da organização, que resulta numa atitude de resistência à mudança e, portanto, numa incapacidade da organização de reagir.

2- qual a diferença entre o poder de recompensa e o poder coercitivo?

A diferença é que poder da recompensa e totalmente o oposto do poder coercitivo, pois no poder da recompensa as pessoas concordam com os desejos ou orientações de outrem porque fazer isso produz benefícios positivos; portanto, alguém que possa distribuir recompensas que outros vejam como valiosas terão poder sobre elas. no entanto o poder coercitivo é quando alguém reage a este poder por medo dos resultados negativos que possam ocorrer se falhar na concordância. ele se apóia na aplicação ou na ameaça de aplicação de sanções físicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com