TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A rapadura é o açúcar

Resenha: A rapadura é o açúcar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Os dois principais produtos oriundos da cana-de-açúcar são o açúcar e o álcool etílico. A produção de energia por meio do bagaço da cana, além da produção de fertilizantes naturais e até mesmo de embalagens vêm abrindo novas perspectivas para o segmento. Outro produto tradicional produzido a partir da cana é a cachaça, bebida destilada genuinamente brasileira, muito apreciada no mercado interno e que começa a ganhar maior reconhecimento no exterior.

Além do etanol, a produção de bioeletricidade é uma das atividades da indústria sucroenergética mais significativas e com maior potencial de crescimento no setor. Por meio da queima do bagaço em caldeiras, as cerca de 400 usinas de açúcar e etanol existentes no país geram eletricidade para abastecer suas próprias atividades e, desta forma, são auto-suficientes em energia. Uma parte delas - atualmente pouco mais de 100 - ainda gera excedentes comercializáveis.

A rapadura é o açúcar mascavo solidificado, disposto em fôrmas de madeira para esfriar e estruturar-se nos tão conhecidos tijolos.

A cana-de-açúcar pode ser consumida in natura, com a mastigação das fibras suculentas do miolo, desprezadas após a extração do caldo.

Para os pequenos pecuaristas, que trabalham com gado leiteiro e não possuem condições de formar silos de milho ou sorgo, uma das soluções mais utilizadas é complementar a alimentação dos bovinos com a cana-de-açúcar.

Um dos usos mais famosos da cana é a garapa, caldo da cana extraído por meio de moagem.

Dos resíduos: vinhaça e vinhoto como fertilizantes.

Para os pequenos pecuaristas, que trabalham com gado leiteiro e não possuem condições de formar silos de milho ou sorgo, uma das soluções mais utilizadas é complementar a alimentação dos bovinos com a cana-de-açúcar.

O potencial da cana-de-açúcar e os novos usos de seus produtos não param de crescer. O etanol, por exemplo, já é utilizado em motocicletas flex, pequenos aviões e ônibus urbanos. Em São Paulo, 60 ônibus movidos a etanol já circulam nas ruas da cidade. Bioplásticos feitos a partir de cana já estão disponíveis no mercado e são comercializados por grandes empresas. O etanol, em um futuro próximo, deve ser também usado em caminhões, equipamentos agrícolas e geradores. Enfim, um grande potencial a ser explorado, contribuindo para a substituição do petróleo e a redução do aquecimento global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com