TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A segunda lei da termodinâmica e entropia

Resenha: A segunda lei da termodinâmica e entropia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Resenha  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  410 Visualizações

.0 Segunda Lei da Termodinâmica e Entropia

A 1º lei restringe as trocas de energia entre um sistema e sua vizinhança impondo a conservação da energia total. Existem vários processos na natureza que não violam a 1º lei e que não ocorrem espontaneamente. Por ex: ela não impede que o calor passe de uma fonte fria para uma fonte quente, só é possível transferir calor de uma fonte quente quando se realiza trabalho sobre o sistema.

Já a 2ª lei, restringe o tipo de conversões energéticas nos processos termodinâmicos e formaliza os conceitos de processos reversíveis e irreversíveis. O principal significado da 2º lei da termodinâmica é que ela estabelece a direção na qual ocorre um determinado processo. Além disso, define o motor térmico, o refrigerador e a temperatura termodinâmica. Assim, por exemplo, uma xícara de café quente esfria em virtude da troca de calor com o meio ambiente, mas o meio não pode ceder calor para a xícara. A primeira lei como vem, não impõe a direção do processo, apenas estabelece que em um processo cíclico o calor seja igual ao trabalho.

Essa lei pode ser também formulada em termos de uma função de estado denominada entropia. Ela fornece uma estimativa quantitativa da desordem. O calor fornecido a um corpo faz sua desordem aumentar porque ocorre um aumento da velocidade média de cada

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com