TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A violência como um problema científico

Seminário: A violência como um problema científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Seminário  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

2. A VIOLÊNCIA COMO PROBLEMA CIENTÍFICO

A violência na escola surgiu como tema com uma significativa vitalidade na agenda científica a partir dos anos 1970, marcada pela preponderância de propostas teóricas inspiradas no conceito de bullying. Esta presença fez-se notar pelo aumento crescente das investigações sobre o fenómeno e pela constituição de um campo de especialistas (Brown e Munn, 2008). Desenvolveram-se diferentes abordagens, pautadas pela crescente controvérsia acerca do carácter individual e patológico frequentemente atribuídos aos comportamentos violentos (Bansel, et. al., 2009).

A desocultação dos processos sociais associados à violência (Casella, 2002; Korbin, 2003; Visser, 2006; Braun, Maguire e Ball, 2011) alertou os investigadores para os enviesamentos analíticos produzidos pela descontextualização dos comportamentos individuais (Fuchs, 2008). Neste âmbito, a pesquisa adquire uma maior amplitude analítica, considerando o "estudo dos atores em contexto" (Torres e Palhares, 2010: 158). Ou seja, a análise desta problemática passa a considerar como centrais tanto os quadros culturais em que a violência se produz (socialização entre pares e comunitária) como os contextos normativos e organizacionais em que os atores educativos desenvolvem diferentes formas de ação. (Sebastião, 2009; Sebastião, Campos e Merlini, 2012a; Sebastião, 2013). Estas abordagens desenvolveram-se impulsionadas pela maior procura de conhecimento sobre a violência na escola e pelas diversas tentativas de a definir.

Um dos contributos centrais no desenvolvimento do debate científico sobre a violência na escola foi a proposta de bullying de Dan Olweus em 1973. O facto desta pesquisa partir da Psicologia marcou a evolução da produção científica, com a predominância do conceito de bullying por várias décadas (Smith et al., 2002). Olweus começou por classificar o bullying como comportamento individual, distinguindo-o de mobbing (comportamento coletivo) (Smith, 2013). De uma forma genérica, o bullying caracteriza-se pelo assédio ou intimidação repetida entre alunos, implicando uma intenção deliberada de provocar dano a um colega por parte do aluno ou do grupo de alunos, caracterizado pelo desequilíbrio de forças, a existência de atos repetitivos e uma situação de dominação e anulação da vítima.

Desenvolveram-se entretanto outras definições como a de “comportamentos de risco” e de “comportamento antissocial” e o bullying passa a ser considerado uma forma particular do comportamento agressivo (Smith, et. al., 2002). A noção de comportamento de risco, promovida pela Organização Mundial de Saúde, inclui categorias baseadas nas ofensas sofridas ou nos danos infligidos, cujos custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com