TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A visão sobre a Ética

Seminário: A visão sobre a Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  Seminário  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

Natalício da Silva Santos RA: 1018846982

08º Semestre de Administração (Noturno)

Disciplina: Ética e Relações humanas no trabalho

Professora: Ana Rizzo

A visão sobre a Ética

Essa é uma questão realmente complexa nos dias de hoje, onde muitos passaram a confundir o que é ética, moral, bons costumes e outras condutas mais. Tecnicamente, ético é o conjunto de princípios morais que se devem observar na ação: social, econômica ou política onde são atribuídas responsabilidades e honestidade como base que incidem sobre a preservação do bem-estar comum dentro e fora de qualquer ambiente.

Sendo assim a ética acaba sendo a teoria e a moral a prática.

É certo ligar o sucesso ou fracasso de uma pessoa física ou jurídica ao seu comportamento ético? Tenho convicção de que sim! Ser ético, hoje, não é mais uma opção. Para pessoas e organizações, é questão de sobrevivência.

Hoje não se pode avaliar uma empresa com os padrões tangíveis de ontem, pois referenciais intangíveis como: marca, imagem, prestígio e confiabilidade, decidem a preferência e garantem a continuidade.

A ética ganha respeitabilidade como forte diferencial de qualidade e conceito público, mas será que já se formou a consciência ética no mercado como um todo? É difícil afirmar isso.

O lucro é condição para que uma empresa sobreviva, mas deverá atender aos princípios da Ética do Lucro, que são: lucrar para reinvestir, garantindo a sobrevivência da empresa; lucrar para remunerar os investidores ou donos que se arriscaram; lucrar para pagar salários justos; lucrar para ser solidário com a comunidade.

Atualmente, além das exigências legais para que as empresas tenham um código de ética, o que se percebe é que a ética também é fator de lucro, pois é garantia da confiabilidade que sustenta todos os negócios e de motivação para os empregados. É difícil conciliar todas essas questões, porem quando alcançada a Ética se traduz por solidariedade, equipe, motivação, liderança, fidelidade, lealdade e competição cooperativa.

Ética Empresarial

A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados.

As organizações estão percebendo a necessidade de utilizar a ética, para que o "público" tenha uma melhor imagem do seu "slogan", que permitirá, ou não, um crescimento da relação entre funcionários e clientes.

Desse modo, é relevante ter consciência de que toda a sociedade vai se beneficiar através da ética aplicada dentro da empresa, bem como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo… Se a empresa agir dentro dos padrões éticos, ela só tende a crescer, desde a sua estrutura em si, como aqueles que a compõem.

É impossível separar ética empresarial da cultura corporativa, pois de nada adiantam as boas intenções e predisposição ética se não houver um ambiente cultural que favoreça internamente e externamente os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com