TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA NO AMBIENTE CORPORATIVO

Projeto de pesquisa: A ÉTICA NO AMBIENTE CORPORATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará sobre a espionagem corporativa explorando temas de grande relevância, como a ética e a moral, sistemas de informações e a economia. Um artigo divulgado recentemente relatando um caso de espionagem envolvendo uma empresa de grande influência financeira será utilizado como exemplo para posicionamento relacionado à postura da empresa junto aos seus funcionários e a sociedade.

Além da parte comportamental, será explorada também a sociedade da tecnologia da informação, levando em considerações seus benefícios e impactos causados por sua má utilização. Usando como referencias informações divulgadas na internet e conteúdos do semestre.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa em questão trata-se do banco HSBC, que no período de 1999 a 2003 decidiu registrar a rotina e vida pessoal de trabalhadores, montando dossiês, com detalhes sobre horário de saída e volta para casa, local de destino, meio de transporte utilizado, hábitos de consumo e informações sobre cônjuges e filhos. Devido ao alto índice de atestados resolveu contratar uma empresa especializada em investigação para que apurasse tais ocorrências. Como justificativa o banco HSBC queria averiguar se alguns dos funcionários estavam recebendo benefício previdenciário indevidamente.

O banco com sua conduta infringiu o Código de Privacidade e da Proteção de Dados Pessoais, não levando em consideração a moral e a ética da qual deve ser respeitada. O funcionário é uma das partes mais importantes da empresa. Atuar de forma socialmente responsável com o público interno significa mais do que respeitar os direitos garantidos pela legislação. Isso é imprescindível, mas também é necessário investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional, assim como oferecer sucessivas melhorias nas suas condições de trabalho. É preciso ainda respeitar as culturas locais e manter um relacionamento ético, moral e responsável com as minorias e com as instituições que representam seus interesses.

Com isso o banco HSBC foi condenado a pagar indenização de R$ 67.500.000,00, por danos morais e coletivos, por ter espionado 152 colaboradores. Este valor afetara economicamente o banco, podendo ser repassado aos seus clientes através do aumento nos serviços prestados, tais como taxas de encargos, redução nas linhas de créditos e etc.

A empresa que prestou o serviço de espionagem contou com a tecnologia da informação para obter sucesso em seus dossiês, utilizando equipamentos eletrônicos modernos e grande precisão.

2.1 A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.

A sociedade da informação também conhecida como a Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia caracteriza-se pela aceleração dos processos de comunicação e conhecimento aliado ao uso intenso de novas tecnologias, gerando uma padronização de cultura e costumes, inclusive no caso HSBC a repercussão da noticia aconteceu muito rápida expondo o banco negativamente.

2.2 BENEFÍCIOS DO SISTEMA DA INFORMAÇÃO

A tecnologia proporciona grandes benefícios às empresas e a sociedade, como por exemplo: sistemas que auxilia nos processos reduzindo custos, facilitando acesso a informações de forma rápida e precisa criação de projetos inovadores, equipamentos de alta tecnologia e maiores poderes de armazenamentos e transmissões das informações.

2.3 PROBLEMAS CAUSADOS PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Com este avanço tecnológico surgem também os problemas no qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com