TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia do Sorriso no Ambiente Corporativo

Por:   •  18/9/2015  •  Artigo  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 8

a importância do sorriso no ambiente corporativo[1]

Priscila Kutianski[2]

O presente artigo tem por objetivo avaliar o impacto do sorriso tem com as pessoas e o quanto influencia dentro de uma organização com o relacionamento com colegas de trabalho e clientes de uma organização.

O sorriso, essa curva simples que tudo pode endireitar, desde muito cedo que aprendemos que pelo sorriso conseguimos estabelecer o mecanismo da vinculação, e tirar o benefício dessa aprendizagem. Mais tarde, o sorriso deixa o seu caráter involuntário e passa a assumir a configuração voluntária, induzida e de dissimulação. Nesta fase, aprendemos a dissimular as nossas emoções com a exibição do sorriso.

Está comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doença. O funcionamento do corpo melhora e várias dores diminuem visivelmente. Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina – sustâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Essas substâncias proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar, além de ativarem o sistema imunológico. Essa imunização ajuda a prevenir, principalmente, doenças ocasionadas por elevado grau de estresse.

O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita. Além disso, se uma pessoa sempre está sorrindo, as pessoas irão querer ficar perto dela e a convivência social será muito favorecida.

Sorrir é um remédio sem efeitos colaterais; não precisa de prescrição e é de graça. Por isso, é preciso parar de franzir a testa e soltar uma boa gargalhada sempre que possível que os benefícios virão.

Há quem afirme que dar boas gargalhadas diante de situações que causam dor, como quebrar uma perna, pode amenizar o desconforto. De certa forma, faz sentido: a cada sorriso o cérebro é induzido a produzir e liberar mais endorfina, o neurotransmissor relaciona às sensações de prazer e bem-estar, além de ser um potente analgésico natural.

No livro O Poder do Sorriso: Origens, Efeitos e Teorias um dos maiores especialistas mundiais no estudo da expressão facial da emoção e pioneiro no estudo científico do fenômeno do sorriso Freitas-Magalhães, defende o sorriso como sendo um dos principais organizadores do psiquismo humana e uma fonte segura de recompensas pessoais e interpessoais. O sorriso é explicado como catalisador entre a tensão e a descontração, sendo o seu valor biológico inquestionável ao nível do despertar do afeto e da compreensão cognitiva. Usualmente, o sorriso está associado a sentimentos positivos como a felicidade, o prazer, o divertimento ou a amizade. Porém, expressa também ironia, tristeza, insatisfação, desgosto e embaraço.

Para os especialistas, não é apenas com um sorriso que a dor intensa vai passar. Ainda há poucas pesquisas nesse sentido, mas já é comprovado que o sorriso causa uma ação bioquímica no organismo que resulta em reações benéficas, mas não a ponto de cessar a dor intensa, acredita Sérgio Luís de Miranda, médico e cirurgião especialista em cirurgia buço-maxilo-facial do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) – Afirma que o sorriso é tão eficiente quanto o relaxamento, a meditação e os exercícios físicos.

Sorrir pode até não ser o melhor – ou único – remédio, mas que faz bem a saúde os especialistas concordam. Uma pesquisa divulgada em 2006 pela Escola de Medicina da Univerdidade Loma Linda, na Califórnia (EUA), comprova que o riso colabora para aumentar a produção e a atividade no organismo das células NK (do inglês, natural killers), responsáveis por destruir vírus e até tumores presentes no organismo. E mais: o sorriso vem sendo utilizado como sendo recurso de humanização no cuidado de pacientes em hospitais do mundo todo.

Dentro desse assunto de cuidado com pacientes, um bom exemplo do poder do sorriso é apresentado no Filme Patch Adams – O Amor é Contagioso, de 1998. Quebrar paradigmas,ou até mesmo enfrentá-los não é tarefa das mais fáceis, levando em conta que muitos desses modelos são produtos de séculos de experiência. Diante disso, são poucos os que dispõem a enfrentar esse desafio. O filme dirigido por Tom Shadyac, é apresentado um grande exemplo de um homem em busca de mudanças. Esse homem é Patch Adams, interpretado pelo ator Robin Williams – que acredita ser a risada a chave para a melhoria da qualidade de vida. De início, Patch Adams é apresentado como interno de uma clínica, após uma tentativa de suicídio. Em sua estadia nessa clínica, ele percebe que quase nada é feito para restaurar os pacientes, o que o deixa intrigado. Um dia, de forma hilária, nosso protagonista consegue ajudar o seu companheiro de quarta a enfrentar um de seus medos. Ao auxiliá-lo, ele percebe que se sente bem ajudando as pessoas e resolve deixar o hospício para tornar-se um médico. Ao conseguir ingressar no curso de Medicina, Patch percebe que a mesma frieza relacional existente no sanatório é encontrada na faculdade, e que os pacientes são tratados como coisas e não como seres humanos.Toda e qualquer relação entre médico/paciente é vista com desdém. Percebendo isso, ele decide torna-se um médico humanista. Seu intuito principal vai ser o de melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes, através de boas risadas. Contudo, devido aos seus procedimentos nada convencionais, o personagem central vai ter que suportar duras críticas de seus colegas universitários, além de ter que enfrentar o inflexível reitor da universidade. No desenrolar do filme, foi acompanhado os desenlaces e conflitos do personagem principal em busca de seus ideais, e pude perceber o quanto ele lutou para conquistar seu reconhecimento e respeito. O fato de a história ser baseada em fatos reais faz com que desperte mais interesse ainda em Patch. Não há como não dar risadas e se contagiar com a alegria do personagem. Como se já não bastasse tantos empecilhos, Patch ainda se encanta por uma das suas colegas de faculdade, Carin Fisher (Monica Potter). Fisher é uma das poucas mulheres que existem na faculdade, e acredita que as tolices de Patch só irão atrapalhar que ela seja uma médica de renome, Patch acreditou no seu conceito da alegria do sorriso e aplicou no longo da sua trajetória, trazendo alegia mesmo para aqueles que estavam nos seus minutos finais de vida. Como o filme pude perceber e sentir o real sentido de um sorriso que pode mudar muita coisa, tanto internamente como externamente, pois sorris faz mexer os músculos faciais e faz o nosso organismo se manter em movimento, corrente sanguínea pulsa em nós quando somos movidos por sentimentos. Foi isso que Patch fez, transferiu o seu conhecimento em alegria e momentos de paz para quem precisava fazer a sua passagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (484.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com