TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACOPLAMENTOS E CHAVETAS

Casos: ACOPLAMENTOS E CHAVETAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  2.062 Visualizações

Página 1 de 8

Acoplamentos

Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixos-árvore. Emprega-se o acoplamento quando se deseja transmitir um momento de rotação (movimento de rotação e forças) de um eixo motor a outro elemento de máquina situado coaxialmente a ele.

Classificação dos acoplamentos

Os acoplamentos classificam-se em permanentes e comutáveis. Os permanentes atuam continuamente e dividem-se em rígidos e flexíveis. Os comutáveis atuam obedecendo a um comando.

Acoplamentos permanentes

Os acoplamentos permanentes são usados para conectar eixos que durante o funcionamento da máquina ou equipamento não existe a necessidade de haver sua desconexão, o que só ocorrerá em caso de manutenção. São usados onde: a) os eixos das árvores são colineares; por exemplo: acoplamento de flange; b) os eixos das árvores se cruzam; por exemplo: junta universal; c) os eixos das árvores são paralelos; por exemplo: junta Oldham. Acoplamentos permanentes ligando árvores colineares são de dois tipos:rígidos e flexíveis. Por causa da dificuldade prática de colocar e manter duas árvores sem alinhamento exato, um acoplamento rígido pode induzir tensões que acarretem falhas por fadiga.

Acoplamentos permanentes rígidos Flanges

O acoplamento por flange é o método clássico de conectar árvores e inadequada a transmissão de potência elevada em baixa velocidade. Para assegurar um alinhamento preciso, estes acoplamentos são feitos frequentemente, com uma protuberância que encaixa num rebaixo. Algumas vezes, o alinhamento é obtido, fazendo-se uma árvore ultrapassar o seu flange e avançar um pouco no furo do flange conjugado e, algumas vezes, faceando os flanges no lugar após terem sido colocados com interferência nas árvores. Os parafusos de ligação dos flanges devem suportar a carga que está submetida tão uniformemente quanto possível. Para isso devem ser encaixados precisamente e apertados firmemente. Para melhores resultados, os orifícios para parafusos devem ser alinhados e retificados no lugar.

Observação: A união das luvas ou flanges à árvore é feita por chave ta, encaixe com interferência ou cones. Para transmissão de grandes potências usam-se os acoplamentos de disco ou os de pratos, os quais têm as superfícies de contato lisas ou dentadas.

Acoplamento com luva de compressão ou de aperto

Esse tipo de luva facilita a manutenção de máquinas e equipamentos, com avantajem de não interferir no posicionamento das árvores, podendo ser montado e removido sem problemas de alinhamento

Acoplamentos permanentes flexíveis

Esses elementos são empregados para tornar mais suave à transmissão do movimento em árvores que tenham movimentos bruscos e quando não se pode garantir um perfeito alinhamento entre as árvores. Os acoplamentos elásticos são construídos em forma articulada, elástica ou articulada e elástica. Eixos ligeiramente desalinhados, conectados por acoplamentos.

Rígidos, são forçados a sofrer inversão de tensão continuas que podem induzir a uma ruptura progressiva. Uma pressão além do normal é exercida sobre os mancais, provocando superaquecimento e, possivelmente, problemas mais graves. Estes inconvenientes, provenientes da flexão dos eixos, são eliminados ou aliviados quando um acoplamento flexível é usado. Eles permitem pequenos desvios angulares e deslocamento dos eixos e, possuem também a capacidade de absorver alguns choques. Os acoplamentos flexíveis consistem de dois cubos, um em cada eixo, projetado de modo que ambos se liguem com um elemento intermediário, flexíveis ou flutuantes, ou ambas as coisas. Os eixos devem ser cuidadosamente alinhados, pois estes são usados para absorver desalinhamentos casuais, tal como os que decorem do assentamento de pisos ou fundações, desgastes dos mancais, variações de temperatura ou uma deflexão anormal provocada por uma correia apertada demais.

Acoplamento elástico de pinos

Os elementos transmissores são pinos de aço com mangas de borracha.

Acoplamento perflex

Os discos de acoplamento são unidos perifericamente por uma ligação de borracha apertada por anéis de pressão. Esse acoplamento permite o jogo longitudinal de eixos.

Acoplamento elástico de garras

As garras, constituídas por tocos de borracha, encaixam-se nas aberturas do contra disco e transmitem o movimento de rotação.

Acoplamento elástico de fita de aço

Consiste de dois cubos providos de flanges ranhura das, nos quais está montada uma grade elástica que liga os cubos. O conjunto está alojado em duas tampas providas de junta de encosto e de retentor elástico junto ao cubo. Todo o espaço entre os cabos e as tampas é preenchido com graxa. Apesar de esse acoplamento ser flexível, as árvores devem estar bem alinhadas no ato de sua instalação para que não provoquem vibrações excessivas em serviço.

Acoplamento de dentes arqueados

Os dentes possuem a forma ligeiramente curvada no sentido axial, o que permite até 3 graus de desalinhamento angular. O anel dentado (peça transmissora do movimento) possui duas carreiras de dentes que são separadas por uma saliência central.

Acoplamentos Articulados Juntas universais (cardan)

São acoplamentos usados na ligação de árvores que formam um ângulo permanente entre si. As juntas universais (junta cardan) consistem basicamente de dois cubos que possuem cada um garfo os quais são ligados a uma cruzeta. As juntas universais ligando eixos que se cruzam possuem o inconveniente de nãotransmitirem o movimento a frequência constante.

Observação: árvores paralelas ligadas por uma junta universal dupla podem transmitir movimentos uniformes.

Junta universal homocinética

Esse tipo de junta é usado para transmitir movimento entre árvores que precisam sofrer variação angular, durante sua atividade. Essa junta é constituída de esferas de aço que são acomodadas em alojamentos específicos denominados calhas.

Acoplamentos móveis. (embreagem)

São empregados para permitir a conexão e a desconexão das árvores sem a necessidade de desmontar o acoplamento. Esses acoplamentos transmitem força

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com