TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACÇÕES INCREMENTAIS CONTRA A PREVENÇÃO DE UM TRASTORNO ESPECÍFICO DE GRAVIDEZ HIPERTENSIVA

Monografia: ACÇÕES INCREMENTAIS CONTRA A PREVENÇÃO DE UM TRASTORNO ESPECÍFICO DE GRAVIDEZ HIPERTENSIVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Monografia  •  8.922 Palavras (36 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 36

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS – FIP

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Patos - PB

Junho/2012

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À PREVENÇÃO DA DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GRAVIDEZ

Monografia apresentada a Faculdades Integradas de Patos - FIP no curso de Pós Graduação em Enfermagem Urgência e Emergência como requisito parcial para obtenção de certificado especialista.

Professora orientadora: Doutora Maria Helena Campos

Patos - PB

Junho/2012

AGRADECIMENTOS

A quem devo agradecer?

A todos de maneira especial sempre se fizeram presentes até na ausência. Que todos os dias foram motivos para que eu não me deixasse levar pelo desânimo que nos assola no dia-a-dia. Aos meus professores, brilhantes professores que souberam me fazer entender que sou um agente de transformação na sociedade a qual estou inserida.

RESUMO

A DHEG constitui a intercorrência clinica mais comum da gestante. Apresenta incidência de 10%, sendo responsável por maior índice de morbi-mortalidade materna e perinatal. O estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva objetivando abordar a assistência de enfermagem nas complicações durante a doença hipertensiva especifica da gravidez. A busca foi realizada através de publicações, livros, artigos e acesso a internet. As publicações reafirmam a importância da assistência de enfermagem para que não ocorram futuras complicações para a gestante portadora da doença hipertensiva especifica da gravidez, sendo que a ação educativa e assistencial do enfermeiro é imprescindível para a modificação do comportamento de gestantes, para que a frente possam obter êxitos sem complicações.

Palavras-chave: Doença Hipertensiva Específica da Gravidez; Gestante; Assistência de Enfermagem.

ABSTRACT

The S.H.D.P. is the most commom medical complications of pregnancy. Displays incidence of 10%, accounting for highest rate of maternal morbidity and mortality and perinatal. The study is a literature search of descriptive nature aining to address the assistance of nursing in complications during pregnancy. The search was carried out by the publications, books, articles and accesses the internet. The publications reaffirm the important of nursing care not to place future complications for pregnant women care not complications the specific hypertensive disease of pregnancy although the share of behaviour of pregnant women to get ahead can be successful with complications.

Key-words: S.H.D.P; Pregnant; Nursing Assistance

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 07

2 DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GRAVIDEZ (DHEG) 09

2.1 DEFINIÇÃO 09

2.2 ETIOLOGIA 10

2.3 FISIOPATOLOGIA 11

2.4 INCIDÊNCIAS 15

2.5 FATORES DE RISCOS 16

2.6 FORMAS CLÍNICAS 18

2.7 SINAIS E SINTOMAS 20

2.8 DIAGNÓSTICO 22

2.9 PROGNÓSTICO 24

2.10 COMPLICAÇÕES 25

2.11 TRATAMENTO 27

3 ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À PREVENÇÃO DA DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO (DHEG) 33

CONSIDERAÇÕES FINAIS 37

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 39

1- INTRODUÇÃO

O presente estudo a atuação do enfermeiro frente à prevenção da doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG), tem grande importância não só para o enfermeiro mais para toda a equipe multidisciplinar que visa à prevenção e o cuidado para com a mulher grávida que inicia o pré-natal, e que deve ser bem acompanhado principalmente pelo enfermeiro. È uma doença que surge no terceiro trimestre da gravidez, caracterizada pelo aparecimento de hipertensão, edema e proteinúria, com pressão arterial além de 140 x 90 mmhg.

O tema desenvolvido surgiu motivado pela experiência vivida na minha família e no estágio de graduação, onde observei alguns casos da doença hipertensiva específica da gravidez, em que algumas mulheres apresentavam alguns sintomas que quando não tratados precocemente poderiam evoluir para graves complicações durante a gravidez. Os cuidados de enfermagem durante o pré-natal são de suma importância não só para o bom andamento da gravidez, mais também para a detecção precoce da DHEG, visto que será dado o suporte de informações e orientações de todas as mudanças que ocorrem tanto fisiológicas como psicológicas, assim como orientações sobre as medidas a serem tomadas para prevenção e tratamento da patologia. A importância dessa pesquisa para os profissionais de saúde visa uma melhor assistência de enfermagem, para a cliente grávida que precisa de orientação e cuidados preventivos durante a gravidez.

"... Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), ela acomete de 5 a 10% das gestantes e sua taxa de mortalidade materna e fetal pode chegar a 20%.

O objetivo geral deste estudo foi de analisar a atuação do enfermeiro frente à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com