TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 1

Artigos Científicos: AD 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD1

Período - 2015/1º

Disciplina: Gestão da Interface Empresa x Sociedade

Coordenador: Francisco Paulo De Melo Neto

Data de entrega: 01/03/2015

1ª Questão (2,0 pontos) – O autor identifica quatro momentos na história do ambientalismo empresarial: nos anos 1960, o tema aparece com os agrotóxicos e a poluição do ar; nos anos 1970, surgem conflitos entre as empresas e as agencias de proteção ambiental; a partir dos anos 1980, a preservação do meio ambiente torna-se tema de responsabilidade social; nos anos 1990, a preservação ambiental torna-se uma das estratégias empresariais. E com esses momentos na história o autor conseguiu fazer uma mudança muito importante no ambiente empresarial fez com que não existem tantos problemas dentro da empresa que estava se passando por muitas dificuldades.

2ª Questão (2,0 pontos) – Segundo ele, a empresa deve gerenciar suas atividades com o foco em dois grupos de interesse: os grupos primários e os secundários.

*Os grupos primários são aqueles que influenciam diretamente os negócios da empresa (por exemplo, os acionistas, os sócios, os empregados, os fornecedores, os clientes, os parceiros, a população residente na área de atuação da empresa, o ambiente natural, as espécies não humana e as futuras gerações).

*Os grupos secundários são aqueles que influenciam indiretamente a empresa, não são afetados diretamente por ela e não estão diretamente engajados nas suas transações (por exemplo, a mídia, os grupos de pressão), mas afetam a sua reputação, porque mobilizam a opinião publica.

Com esses dois grupos que foram criados eles conseguiram dividir a situação que estava complicada para ser vivida, pois conseguiram influenciar as pessoas para seguir a coisa certa.

3ª Questão (2,0 pontos) – A Fundação para o Premio Nacional da Qualidade definiu cinco estágios que caracterizam a ação social de uma empresa:

*Estágio 1: a empresa não assume responsabilidade perante a sociedade e não desenvolve ações sociais de qualquer tipo ou natureza.

*Estágio 2: a empresa reconhece os impactos causados pelos seus produtos, processos e instalações e desenvolve algumas ações isoladas no sentido de minimiza-las.

*Estágio 3: a empresa esta iniciando a sistematização de uma avaliação dos impactos dos seus produtos, processos e instalações e exerce alguma liderança e questão de interesse da comunidade. Existe envolvimento das pessoas nos esforços de desenvolvimento social.

*Estágio 4: a avaliação dos impactos dos produtos, processos e instalações está em fase de sistematização. A empresa exerce liderança em questões de interesse da comunidade por meio do desenvolvimento de projetos, investimentos e parcerias. O envolvimento das pessoas nos esforços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com