TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 1 DE EMPRENDIMENTOS TURÍSTICOS II

Dissertações: AD 1 DE EMPRENDIMENTOS TURÍSTICOS II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 1 – Apresente uma análise sobre o surgimento da hotelaria comercial no Brasil. (2 pontos)

R: Só se pode falar em uma estrutura de Hospedagem mais formal a partir do século XIX, quando edifícios começam a ser construídos para funcionar como meios de hospedagem. Até então, a hospedagem era oferecida por caridade, por ordens religiosas ou por familiares. Mais tarde, passou a ser oferecida em edifícios adaptados e em condições questionáveis de limpeza e conforto.

Há vários relatos de viajantes sobre a estrutura de hospedagem

no Brasil entre os séculos XVI e XIX. A maioria aponta essa estrutura como extremamente deficitária e muito aquém do padrão hoteleiro encontrado na Europa e nos Estados Unidos.

A história da hotelaria no Brasil pode ser tratada de inúmeros pontos de vista, inclusive o de uma evolução cronológico. Foi preciso atravessar mais de 300 anos até que a atividade hoteleira no Brasil começasse a ser explorada comercialmente e ocupasse lugar de importância na economia nacional. Os primeiros empreendimentos começaram a ser implantados por volta de 1820, à partir da vinda da corte e de comerciantes portugueses para o Brasil.

QUESTÃO 2 – Cite quatro fatores que contribuíram para o processo de expansão das redes hoteleiras internacionais no Brasil.(2 pontos)

R: Os quatro fatores que contribuíram para expansão das redes hoteleiras no Brasil são:

Ÿ O acirramento da competição no setor de viagens e turismo, que vem forçando as empresas do setor diversificarem seus produtos e a encontrarem novos mercados, até então pouco explorados;

Ÿ A globalização da economia e o estabelecimento de padrões globais de qualidade estão incentivando as redes hoteleiras a ampliarem a sua presença em grandes centros urbanos e de lazer, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador etc;

Ÿ A expectativa pelo aumento da demanda por serviços de hospedagem no país bem como o potencial mercado brasileiro, que favorecem as construções e a expansão de novos empreendimentos;

Ÿ As linhas de financiamento disponibilizadas para o setor, os investimentos públicos para infra-estrutura, a estabilização da economia do país (percebida principalmente em 1994), o aumento da renda da classe média, que estão motivando as redes hoteleiras internacionais a expandirem sua presença no Brasil.

QUESTÃO 3 – Destaque a importância da atividade turística e hoteleira para a economia brasileira. ( 2 pontos)

R: Destaca-se um primeiro momento em que os meios de hospedagem foram desenvolvidos graças a incentivos governamentais e à capacidade de investimentos de alguns empresários brasileiros. Essas condições deram origem a importantes estabelecimentos, como os hotéis Glória e Copacabana Palace, no Rio de Janeiro ou os hotéis Esplanada, Paulista e Terminus, de São Paulo.

Com a crise de 1929, houve um pequeno período de retração

econômica, mas que não chegou a refletir-se totalmente no setor hoteleiro. Ao contrário do movimento geral de retração, o setor continuou crescendo, inclusive em função dos investimentos em infra-estrutura feitos pelos governos Federal e Estaduais

nas décadas de 1930 e 1940. Na época, registrou-se o surgimento dos aeroportos, a expansão da malha viária, a riqueza gerada

pelo café e as grandes obras de engenharia urbana, a economia brasileira começaria a diversificar-se apoiada na expansão dos núcleos urbanos e dos mercados consumidores.

QUESTÃO 4 – Com base no material complementar “Cartilha de Orientação Básica do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem” ( SBClass) apresente as definições dos diferentes tipos de meios de hospedagem e suas respectivas classificações.

(4 pontos)

R: O Sistema Brasileiro está fundamentado em oito princípios:

Legalidade_ Dispositivos legais e regulamentares a serem

satisfatoriamente cumpridos

Conciência _ Firmeza, coerência e adequação de ações e procedimentos.

Transparência_ Informações precisas, inequívocas e públicas.

3

Simplicidade_

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com