TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 1 Direito Administrativo Cederj

Trabalho Escolar: AD 1 Direito Administrativo Cederj. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE À DISTÂNCIA 1 (AD1)

(100,0 pontos) A partir da pesquisa sobre os principais agregados macroeconômicos (Produto, Desemprego, Inflação, Renda, Consumo, Investimento, Poupança, Taxa de Juros, Taxa de Câmbio, Agregados Monetários e Tributos) responda:

1. (25,0 pontos) O que é cada um desses agregados (sua definição)?

 Produto: O produto é aquilo que é produzido. É o total da produção desenvolvida pelos meios de produção daquela sociedade. Importante frisar que esta análise é sempre estabelecida em um determinado período de tempo e em um determinado local.

 Desemprego: corresponde ao termo usado para indicar a parcela da força de trabalho que se encontra sem emprego.

 Inflação: o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviço. O aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Há uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração.

 Renda: Renda está relacionada à renda pessoal ou ao consumos das famílias de um determinado local. Ela é calculada pela soma de toda a remuneração recebida por aqueles que são proprietários das forças de produção. Essa remuneração é recebida pela retribuição pelo uso de seus serviços na própria atividade produtiva do local em questão. Os salários, juros, lucros e aluguéis são alguns exemplos do agregado macroeconômico conhecido como renda.

 Consumo: é a atividade que consiste na fruição de bens e serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo, e que implica a posse e destruição material (no caso dos bens) ou imaterial (no caso dos serviços). Constitui-se na fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da produção, distribuição e comercialização.

 Investimento: refere-se às despesas voltadas para a ampliação da capacidade produtiva da economia. Ex. construção de uma hidroelétrica, a construção ou ampliação de uma fábrica, a aquisição de novas máquinas e equipamentos por uma firma, etc.

Investimento Bruto = Formação bruta de Capital fixo + Variação de Estoque

 Poupança: é a parte da RPD que não foi consumida.

Renda(D) = C + S

W - salários - remuneração do fator de produção trabalho (comissões, honorários de profissionais liberais, ordenados dos executivos, mesmo que não assalariados)

J - juros - prêmio pago aos detentores de recursos por abrir mão da preferência pela liquidez

A - aluguéis - remuneração dos proprietários dos recursos naturais

L - lucros - remuneração do fator de produção capital

Renda(D) = W + J + A + L

 Taxa de Juros: é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito. Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito.

 Taxa de Câmbio: Taxa de Câmbio é o preço da moeda estrangeira medido em unidades da moeda nacional. E de compra é o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira. Em um regime de câmbio flexível (flutuante) ela se forma pela interação entre a oferta e a demanda de moeda. Em um regime de câmbio fixo, ela é definida pelo Banco Central.

 Agregados Monetários: são as medidas quantitativas da oferta de moeda. Cada país classifica seus agregados monetários, geralmente por ordem de liquidez.

 Tributos: é uma obrigação de pagar, criada por lei, impondo aos indivíduos o dever de entregar parte de suas rendas e patrimônio para a manutenção e desenvolvimento do Estado, afinal vivemos em sociedade e o Estado deve representá-la se fazendo presente nas áreas de interesse desta, sobretudo saúde, educação, segurança, política econômica, entre outras.

2. (25,0 pontos) Quais desses agregados o governo pode controlar diretamente?

Taxa de cambio

3. (25,0 pontos) Quais desses agregados o governo pode controlar indiretamente?

4. (25,0 pontos) Como o governo faz para controlar esses agregados de forma direta e indireta?

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »