TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Auditoria Contábil

Casos: AD Auditoria Contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1:

A auditoria teve seu maior desenvolvimento apos a Revolução Industrial, que foi um marco para o desenvolvimento dos controles contábeis por meio das demonstrações contábeis.

Diante da afirmativa, elabore um texto explicando quais as necessidades e razões para o início do grande desenvolvimento da auditoria logo apos a Revolução industrial. (Construa sua resposta em aproximadamente 10 linhas.) (2,5 pontos)

A Revolução Industrial foi um marco para a contabilidade, pois trouxe novidades no campo contábil, uma vez que fomentou as atividades econômicas, levando a um cenário empresarial mais complexo. Nesta linha, o campo da auditoria também se revolucionou, uma vez que começou a desenvolver novas formas de atuação, de modo que as Sociedades tiveram que passar a demonstrar segurança a seus investidores, passando-se a ter obrigação de exame dos balanços por auditores e de prestação de contas por parte das empresas, tudo em prol da transparência e segurança para os investidores, que são quem, de fato, fomentam a economia. Assim, foram criadas associações, cuja finalidade era controlar o exercício da contabilidade, conferindo maior credibilidade ao trabalho dos auditores. Tais aprimoramentos passaram a circular por vários países do mundo, afetados diretamente pela Revolução Industrial.

Questão 2:

Estudamos no material didático da disciplina um elenco de modalidades de auditoria, entre elas, a de Auditoria Contábil. Elabore um texto de aproximadamente 10 linhas, fazendo uma comparação entre a auditoria contábil e todas as demais. (2,5 pontos)

A auditoria contábil baseia-se nas Demonstrações Financeira de uma Sociedade, analisando as operações da empresa e a forma de registro das mesmas e um período específico. Já a auditoria operacional avalia de forma abrangente as operações da empresa para observar se estão compatíveis com as políticas estabelecidas como objetivos da administração. A auditoria fiscal, por sua vez, foca, sobretudo na análise dos procedimentos fiscais adotados pela empresa, qual seja, se estão de acordo com a legislação tributária e se está-se recolhendo corretamente os tributos apurados. A auditoria parcial avalia apenas um setor específico para apurar grandes erros e/ou melhorar o sistema interno da empresa. A auditoria de certificações está ligada à área ambiental e de responsabilidade social. Por fim, a auditoria de sistemas avalia o sistema de processamento de dados de uma empresa.

Questão 3:

Estudamos em nosso material didático sobre os sistemas de controles internos, planejamento e programa de auditoria. Com base nesses estudos, elabore um texto falando da importância dos Controles Internos para a elaboração do Planejamento e do Programa de auditoria. (2,5 pontos)

O Planejamento da Auditoria é a etapa inicial do trabalho, na qual os auditores independentes estabelecem a estratégia e o foco do trabalho na empresa. O detalhamento dos procedimentos a serem adotados é baseado no sistema contábil da Sociedade e em seus controles internos, que são de grande relevância para que o auditor consiga estipular o que necessitará examinar na empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com