TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Finanças Públicas

Ensaios: AD Finanças Públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Finanças Públicas

Curso: Administração Pública

1. Entre os princípios das finanças públicas, foram discutidos os princípios da neutralidade e o do maior benefício social. Com base na leitura atenta destes princípios, responda a seguinte pergunta: Qual dos dois princípios fica mais evidenciado na administração publica brasileira? Justifique sua resposta. (4,0 pontos)

Resposta:

O princípio mais evidenciado é o do maior benefício social, focado no bem estar da sociedade. Na função distributiva, o Estado tenta, mesmo sem total sucesso, distribuir renda através de ações e projetos como: Bolsa Família, o Pro Uni e incentivos para compra da casa própria. Já na função estabilizadora, o governo brasileiro atua através de diversas medidas, dentre elas: para conter a inflação, controlar os preços dos serviços e interferir na economia para evitar crises e depressões.

2. Qual o papel dos bens e serviços públicos na economia brasileira? (3,0 pontos)

Resposta:

Os bens e serviços públicos assumem grande importância como mecanismo de distribuição de renda e de justiça social, sendo inerentes as atividades do Estado. O acesso da parte menos favorecida da população aos bens e serviços públicos atenua as diferenças gritantes da distribuição de renda no Brasil.

3. Os serviços públicos no Brasil cumprem sua função, enquanto instrumento de distribuição de renda? (3,0 pontos)

Resposta:

Na minha opnião cumprem parcialmente. Apesar do governo brasileiro possuir inúmeros serviços públicos, estamos longe de atigir todos os níveis da população. Faltam seneamento básico, e principalmente, serviço de educação e de saúde de qualidade para a parte mais pobre da sociedade. Apesar de estarem presentes em diversos setores, os serviços públicos precisam ser melhorados para compensarem a enorme carga de impostos que pagamos para fazer a máquina pública funcionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com