TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Gestão Da Informação

Trabalho Escolar: AD Gestão Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1. - 3,0 pontos

Faça uma pesquisa sobre “Governo Eletrônico Brasileiro”. Nesta atividade você deve buscar informações sobre:

1. Como o governo define problema e oportunidade da gestão pública.

2. Padrão de desenvolvimento de soluções via Sistemas de Informação.

3. Implantação do Sistema de Governo Eletrônico.

4. Operação e Manutenção do Sistema.

Depois dessa pesquisa, elabore uma dissertação com quatro parágrafos.

• No primeiro parágrafo apresente a definição de Governo Eletrônico sustentada pelo governo brasileiro.

• No segundo parágrafo, apresente as necessidades de informação e requisitos funcionais utilizados e como é desenvolvido o projeto de Governo Eletrônico.

• No terceiro parágrafo, identifique as formas de aquisição dos recursos físicos e humanos e implantação dos processos.

• No quarto parágrafo, apresente os procedimentos operacionais e formas de monitoramento do sistema como um todo.

R: O Programa de Governo Eletrônico brasileiro é a transformação das relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso à informação e a uma administração mais eficiente, utilizando de modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para dinamizar a prestação de serviços públicos focando na eficiência e efetividade das funções governamentais.

No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais: Junto ao cidadão; Na melhoria da sua própria gestão interna; Na integração com parceiros e fornecedores. Os inúmeros projetos desenvolvidos pelo Governo Federal, nas mais diversas áreas, contribuem para a melhoria da sociedade, criando opções de acesso e inclusão digital de baixo custo, além de um canal de relacionamento no qual o cidadão pode participar do processo de discussão e implementação das políticas públicas.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão exerce as atribuições de Secretaria-Executiva e garante o apoio técnico-administrativo necessário ao funcionamento de um Comitê Administrativo por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), esse Comitê tem como objetivo a formulação de políticas, diretrizes, coordenação e articulação das ações de implantação do Governo Eletrônico, voltado para a prestação de serviços e informações ao cidadão. Existem ainda os Comitês Técnicos instituídos, no âmbito do Comitê Executivo do Governo Eletrônico que têm a finalidade de coordenar e articular o planejamento e a implementação de projetos e ações nas respectivas áreas de competência, com as seguintes denominações: Implementação do Software Livre; Inclusão Digital; Integração de Sistemas; Sistemas Legados e Licenças de Software; Gestão de Sítios e Serviços On-line; Infra-Estrutura de Rede; Governo para Governo (G2g); e Gestão de Conhecimentos e Informação Estratégica.

O Governo Eletrônico Brasileiro conta com o Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação – SISP, o qual tem o objetivo de organizar a operação, controle, supervisão e coordenação dos recursos de informação e informática do Poder Executivo Federal, o SISP possui uma Comunidade em ambiente colaborativo virtual em que as principais atividades nesse ambiente são aprendizagem, trabalho e inovação em rede. A Comunidade está aberta para os servidores públicos dos órgãos do SISP e também dos Três Poderes e das três esferas do serviço público brasileiro.

Questão 2. – 4,0 pontos

Assista ao vídeo “Data Mining - Hitler pensa em usar Mineração de Dados” no link < https://www.youtube.com/watch?v=BHi5AJCPQNQ >. Acesso 18 jul. 2014, e faça uma análise crítica e síntese identificando primeiramente a que tema o vídeo melhor se enquadra. Depois relacione pelo menos 3 principais motivos para acontecer desfechos desta natureza e qual a solução para evitar tais fatalidades. Procure fundamentar suas reflexões.

Após identificar os itens anteriores, com base no que aprendeu ao longo desta formação, elabore um texto dissertativo-argumentativo, observando as seguintes características:

• O texto deve ter entre 7 e 12 linhas.

• O texto deve ser redigido na modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa.

• O vídeo estudado não deve ser copiado ou transcrito.

• Deve apresentar título, introdução, desenvolvimento e conclusão.

R: Não dar atenção para o Chefe

È visto que nas empresas os chefes são pessoas competentes, inteligentes, informadas e aptas a tomarem decisões acerca dos rumos da organização a qual estão à frente.

Podemos observar que por vezes funcionários de escalões mais baixos acreditam que as decisões tomadas por seus chefes não são as mais adequadas para certas situações, e por conta própria mudam as ações que deveriam ser executadas, modificando assim o resultado esperado pela direção da empresa, é lógico e sabido que este tipo de situação não tem embasamento teórico, ou prático pra dar certo, o colaborador não tem consciência do todo e por isso pode acabar por tomar uma decisão errada, baseado somente no conhecimento restrito das informações que possui.

Isso seria evitado se os funcionários se limitassem ao seu nível decisório, pois a chefia está analisando uma visão mais maximizada das situações, tem embasamento, tem técnicas que apoiam o processo decisório e claro possui informações para decidir pela melhor ação a ser tomada, tendendo assim a minimizar as chances de erros das decisões tomadas.

Questão 3. – 3,0 pontos

Leia o caso abaixo:

Sem que você se dê conta, começam a acontecer situações estranhas em seu cotidiano, como:

• Você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com