TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Gestão Da Produção

Pesquisas Acadêmicas: AD Gestão Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação à Distância – AD1

Período - 2014/1º

Disciplina: Gestão da Produção

Coordenador: Marcelo Sales

Quastão 01) Há 16 anos, a Sun Microsystems, fabricante de computadores do Vale do Silício decidiu-se por uma estratégia de diferenciação para se separar do resto das empresas. Ela preferiu ignorar os chips e softwares padronizados que outras fabricantes de computador costumavam utilizar. Em vez disso, a Sun concentrou o foco nos seus poderosos insumos personalizados. Dessa forma, as máquinas da empresa seriam muito mais poderosas – e caras – do que as da concorrência.

A aposta funcionou admiravelmente bem por anos. A Sun se tornou a provedora de opções em certos segmentos de mercado, tais como no de serviços que apoiam sites da internet e computadores corporativos poderosos. Os clientes pagavam mais, mas ficavam claramente satisfeitos com os produtos aprimorados da Sun. A tentativa com a diferenciação e margens maiores estava claramente pagando dividendos.

As mudanças, no entanto, com o tempo acabaram frustrando os prospectos da Sun. Os chips “padronizados” fabricados pela Intel e os softwares “padronizados” da Microsoft se igualaram em termos de desempenho às versões mais caras e aprimoradas da Sun. Os fabricantes de computadores rivais conseguiam fornecer os mesmos aplicativos e soluções poderosos que a Sun, mas por um preço muito inferior. (Fonte: HREBINIAK, L. G., Fazendo a estratégia funcionar. Bookman, 2006).

A partir do estudo das aulas e pesquisa sobre o tema em sites e livros, responda o que segue:

a)Que fatores influenciaram na (re)definição da estratégia da empresa e/ou estratégia de produção no caso da Sun?

Resposta: O lema da Sun Microsystems era “Todas as pessoas e todas as coisas conectadas à rede. Todos os homens, mulheres e crianças do planeta conectados”. Um dos fatores que motivou a mudança de estratégia da empresa foi a concorrência. Lançaram um produto exclusivo e que superou a expectativa do mercado.

b)Por que, ao definir uma estratégia de produção e um tipo de processo produtivo, costuma ser improvável o êxito nas tentativas de sucesso simultâneo em diferenciação e baixo custo?

Resposta: Produtos diferenciados, exclusivos, tendem a ter um custo muito maior do que os outros produtos . Por isso a diferenciação não e o baixo custo não andam juntos

c)Qual a importância, nos dias de hoje, da capacidade de mudança de estratégia? Como uma empresa e sua função produção podem se preparar para agir de forma proativa diante de perspectiva de mudanças de mercado?

Resposta: A capacidade de mudança te possibilita continuar competindo no mercado. É preciso estar atento as tendências e as novas exigências dos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com