TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 2015-1 Currículo

Trabalho Universitário: AD1 2015-1 Currículo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 3

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciatura em Pedagogia

Avaliação à Distância 1 (2015-1)

Disciplina: CURRÍCULO

Nome: ANA CARLA AYRES PEREIRA Matrícula: 12212080101

Polo: NOVA FRIBURGO

Nossas leituras na disciplina propõem refletir sobre a questão do currículo ultrapassar as barreiras de um documento prescritivo e restritivo. Partindo de nossa leituras e participações no fórum inicial, nossa AD1 se configura num diálogo entre o filme "Escritores da Liberdade", como análise os seguintes pontos:

1. - relação instituição/ docente/ estudantes

2. - produção cultural e/na produção curricular

3. - produção de conhecimento e/na produção curricular

4. -ação docente e/na produção curricular

5. -Seu posicionamento sobre a produção curricular

Questão única

Desenvolva um texto argumentativo sobre a questão curricular (de no máximo 2 laudas) levando em consideração todos os pontos levantados anteriormente.

De acordo com o estudado até o momento a respeito de Currículo, inicio explanando meus entendimentos a cerca da importância dele: uma padronização do conhecimento a ser ensinado; muito embora ele não esteja somente ligado a conteúdos, mas também com questões de poder, raciais, étnicas e de gênero, e não se restringe apenas a conteúdo. É Uma maneira de organizar a relação entre a instituição, os docentes e os alunos.

O currículo é uma práxis e não um objeto, e, portanto envolve todos esses aspectos, e ainda, quando falamos em alunos, podemos e devemos também, incluir as famílias e a sociedade na qual cada escola é localizada, pois o currículo é uma condição para podermos analisar e conhecer uma instituição de ensino.

Bem sabemos o quanto o sistema escolar é complexo, e o currículo é feito por pessoas, para pessoas, e assim passível de erro; é necessário então refletir sobre a importância do mesmo, unindo-o com o verdadeiro do sentido da educação, afim de que esteja constantemente em movimento a construção desse currículo, já que ele nunca deve ser algo pronto e definitivo, para que possa atender a realidade de cada escola e comunidade, e contribuir efetivamente para uma educação de qualidade.

Também sabemos que, o fato de, o processo de desenvolvimento do currículo ter sido cultural e, portanto, não ser neutro, sempre visa privilegiar determinada cultura e, por isso, há a necessidade de uma criteriosa análise e reflexão. Já é hora de enxergar o currículo de forma mais abrangente, construída pelas visões das diversas áreas do conhecimento, procurando viabilizar uma maior interdisciplinaridade, contextualização e transdisciplinaridade; assegurando a livre comunicação entre todas as áreas, e não mais priorizando certas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com