TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Análise Microeconômica

Trabalho Universitário: AD1 Análise Microeconômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Análise Microeconômica

Curso: Ciências Contábeis

Professor: Silvia Back

Nome do aluno: João Henrique Henequin de Oliveira

Data: 14/08/2012

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Com os conhecimentos adquiridos em nossa disciplina, no que diz respeito à divisão do estudo da economia, assinale o item que NÃO corresponde está relacionado à Microeconomia. JUSTIFIQUE. (1,0 ponto)

a) aumento do preço da soja em julho em virtude da quebra da safra nos EUA.

b) a cidade catarinense de Itajaí prospera com porto e cresce 700% em dez anos

c) em julho o BC reduziu a taxa de juros (SELIC) de 8,5% para 8,0% ao ano.

d) a Vale anuncia investimento de R$ 10 bilhões em potássio na Argentina

e) número de celulares no Brasil é maior que o de habitantes

Resposta: letra “c”. Este item não está relacionado à Microeconomia, visto que a redução da taxa de juros SELIC afeta a economia como um todo e, por isto, está relacionado à Macroeconomia.

2. Leia o artigo abaixo e, aplicando os conhecimentos adquiridos em nossa disciplina, no que diz respeito à Lei da Demanda e da Oferta, pesquise na mídia o que está acontecendo com o mercado da soja e explique quais os efeitos da alta nos preços da oleaginosa sobre o “preço de equilíbrio” desse mercado. (3,0 pontos)

Soja atinge preço recorde em Paranaguá - Reuters 16/07/2012 - SÃO PAULO, (Reuters) - A soja em Paranaguá ultrapassou a barreira dos 80 reais nesta segunda-feira, atingindo patamar recorde, de acordo com o indicador Esalq/BM&FBovespa. A saca de 60 kg, transferida para armazéns do porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, chegou a 81 reais, alta de 2,53 por cento em relação à última sexta-feira, quando foi cotada em 79 reais. O aumento no Brasil segue a tendência dos mercados internacionais, onde a oleaginosa também registra recordes de alta em função da estiagem que prejudica o desenvolvimento das lavouras no Meio-Oeste dos Estados Unidos. Segundo o Cepea, centro de pesquisa da Universidade de São Paulo que realiza o levantamento de preços, os produtores brasileiros que têm produto para vender se retraem o que reforça a firmeza do mercado.

Resposta: Conforme destacado na notícia acima e divulgado pela mídia de maneira geral, devido à quebra de produção da soja nos Estados Unidos, a oferta de soja, em âmbito mundial, é menor que a demanda por este produto, fazendo com que o preço de equilíbrio desta commoditie suba. Tendo em vista que o preço de equilíbrio ocorre quando a quantidade demanda e oferta demanda se igualam, para que esta equação tenda ao equilíbrio, o preço de equilíbrio aumenta.

3. Demonstre os conhecimentos adquiridos em nossa disciplina, no que diz respeito aos estudos efetuados na unidade sobre CUSTOS, procedendo aos cálculos solicitados para o quadro abaixo: (2,0 pontos)

Custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com