TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Consultoria Organizacional

Dissertações: AD1 Consultoria Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação a Distância – AD1 - Período - 2012/1º

Disciplina: Consultoria Organizacional / Coordenador: Murilo Alvarenga Oliveira

ALUNO: MARCELO DE BARROS CAMPOS MATR. 20072506482

(2,5 pontos) Atividade 01 – (Semana 2 – prazo: vide Cronograma da Disciplina)

Questão: As organizações necessitam de serviços de consultoria a medida que enfrentam problemas internos e externos num ambiente de negócios altamente competitivo.

Pesquise e apresente uma análise dos problemas enfrentados por empresas e os principais benefícios de uma consultoria, apresentando práticas de pelo menos duas empresas especializadas neste tipo de serviço.

RESPOSTA: Os problemas organizacionais são caracterizados por disfunções de primeiro e segundo graus.

A) Em primeiro grau obtemos: alto grau de incongruência; falta de definição clara do negócio e dos objetivos das organizações; existência de políticas e diretrizes vagas e/ou ambíguas, estruturas em alto grau de ambigüidade com respeito à divisão de tarefas e à autoridade para tomada de decisões; estruturas com alto grau de centralização; grande distância entre a fonte das informações necessárias para as decisões e o local onde as decisões são tomadas.

B) Em segundo grau obtemos: falta de compreensão da organização como um sistema total; criação de Tabus; unilateralidade; memória limitada.

Na solução destas disfunções as empresas contam com serviços de consultorias que promovem como os principais benefícios: Visão independente - o consultor traz objetividade e destaca problemas organizacionais; Qualificações especiais – consultores com experiência possuem características e conhecimentos; variados que auxiliam as empresas a melhorarem seu desempenho; Serviço profissional temporário – como pressuposto, qualquer processo de consultoria organizacional, é realizado de forma temporária.

Empresas de consultoria:

i) SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas) www.sebrae.com.br. Podem ser citadas: Orientação Empresarial, Inovação Tecnológica, Empreendedorismo, Desenvolvimento Territorial, Agronegócio, Marketing, entre outros

ii) Empresa JUNIOR MACKENZIE CONSULTORIA em http://jrmack.com.br/. Podem ser citadas: Estudos de Viabilidade, Desenvolvimento Organizacional, Marketing, Finanças, Logística, Recursos Humanos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com