TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 GESTÃO 1

Artigos Científicos: AD1 GESTÃO 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  1.686 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO À DISTÃNCIA (AD 1) – 2014.2

Disciplina: Gestão 1

Coordenador (a): Simone Fadel

Aluno (a):

Polo: Petrópolis

Prezado estudante,

Vamos fazer dessa avaliação à distância um exercício de estudo para a avaliação presencial. O objetivo principal é reconhecer a importância da Gestão Educacional na perspectiva de um novo paradigma, o Multidimensional, na tentativa de refletir sobre os desafios da atual complexidade dos sistemas educacionais e das correntes pedagógicas contemporâneas.

Lembre-se que caso não seja possível digitar e imprimir sua avaliação poderá ser realizada em folha de papel almaço, com caneta azul ou preta.

De acordo com o guia da disciplina, a AD “é preparatória para a avaliação presencial, ao mesmo tempo em que serve como verificação do grau de assimilação e compreensão do aluno quanto aos conteúdos trabalhados.”

Portanto, as atividades a seguir foram pensadas para que você tenha a oportunidade de refletir sobre os conteúdos estudados ao longo das aulas de 1 a 3. Aula inicial e aulas 1 e 2 do material impresso.

Atividade 1 – valor: 2,5

Os textos e material impresso disponibilizados para estudo de Gestão 1 apresentam, ao final de cada aula, sugestões de atividades. Assim, a Atividade 1 só será contemplada se você realizar as seguintes atividades propostas no planejamento das aula

a) Aula 1 – Material Impresso página 21. Atividade que atende ao objetivo 2.

b) Aula 1- Material impresso página 22. Atividade Final.

c) Aula 2 – Material Impresso página 32. Atividade 1a e 1b.

Resposta: a)Muitas são as indústrias de confecção de Petrópolis que trabalham com modelo fordistas para que a sua produção atinja e supere sempre as metas pré estabelecidas, e os funcionários trabalham em um ritmo acelerado para poder cumprir e assim ser premiado com ganhos extras. Se por um lado é bom, pelo prêmio ganho, por outro não é compensador, pois é exaustivo e consequentemente a saúde e qualidade de vida fica comprometidos, uma vez que o trabalho em excesso prejudica a saúde do indivíduo e sua vida social, e investir em uma formação que lhe traga melhorias de vida é praticamente impossível por uma questão de falta de tempo e animo.

b) Está em alta nos dias de hoje as fusões entre empresas que antes competiam no mercado, podemos observar que são empresas em sua maioria de Capital forte e de diversos segmentos, inclusive na área de educação , e ao ler trechos de alguns jornais eletrônicos, uma de suas maiores preocupações é com o RH, pois é necessário o preparo de pessoas para uma nova realidade estrutural e organizacional da empresa que irá incorporar a outra, pois hoje na nova concepção, as empresas respeitam e entendem que seu maior patrimônio são seus funcionários, sua equipe de trabalho e estão baseada em um mesmo pressuposto: a competência ou o desempenho do indivíduo exercem influência e desempenho da organização e são influenciados por ela.

Assim, cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.

c) Cultura Organizacional é a sistematização de valores que por acreditarem ser a melhor forma de gerir sua empresa, compartilham com toda a sua equipe em todos os níveis de funções, é um conjuntos de características-chave que cada empresa valoriza e se utiliza para garantir seus resultados, atingindo seus objetivos e permanecer no mercado.

Gilberto Freyre, deu sua contribuição ao pensar a cultura Brasileira de forma original, observando o Brasil internamente e não como objeto externo, observa o cotidiano dos Brasileiros e narra nossa história com senso comum e das relações dos heróis e dos grandes feitos brasileiros, ele dava singularidade as formas sociais e culturais do Brasil, sua posição era política.

Sergio Buarque de Holanda ao contrário de Gilberto Freyre se afasta do posicionamento político, sua obra tinha um olhar subjetivo e sua análise era de uma interpretação particularmente sua quanto a realidade brasileira, sua analise defende uma ruptura com o passado lusitano, para adotar novas concepções de vida, nos faz entender que se ao invés de sermos colonizados pelos portugueses, tivéssemos como colonizadores os espanhóis, possivelmente nossas questões sociais estariam em melhor situação ao se privilegiar a herança rural em relação a colonização urbana, metódica e racional.

Roberto da Matta , sua interpretação do Brasil se difere de Freyre e Holanda pois ele contempla a atualidade, as desigualdades, critica a forma como nossa sociedade obtém privilégios, suas articulações para conquistar favores. Relata também quando de interesse pessoal, sua cordialidade e o “jeitinho brasileiro”, enfim um Brasil de contradições.

Atividade 2– valor: 2,0

Atividade 2- O filme Tempos Modernos faz uma crítica bem humorada da perspectiva do trabalho fragmentado. Escolha uma cena do filme e relacione o conteúdo da mesma à perspectiva de trabalho contidas pelo taylorismo e fordismo.

Resposta: Quando Charles Chaplin faz inúmeras vezes a mesma ação, apertando parafusos, ele passa a não mais ter controle de seu corpo com impulsos involuntários e sua mente já não mais raciocina logicamente e tudo que é parecido com as vivências na produção para ele se torna um trabalho a ser executado como é o caso dos botões da roupa de outra funcionária da empresa. Este tipo de trabalho limita cognitivamente as pessoas, pois elas não ampliam seus conhecimentos e consequentemente ficam comprometidos seu intelecto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com