TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 - Introdução a Noção de Comunidade e Modelos de Polícia

Por:   •  15/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha aulas (1, 2 e 3) com mínimo de 10 e máximo de 20 linhas (por aula).

Aula 1 - A primeira aula tem o objeto de nos fazer entender qual é a relação entre os conceitos de modelos de polícia, comunidade, e o sistema de justiça. Para isso, precisamos saber que o objetivo principal do Poder de Polícia a luz da Constituição Federal de 1988 é a prevenção, a defesa do bem-estar social, a proteção do interesse da coletividade, ou mesmo do Estado, assim como, impedir a ação de criminosos.

O principal e mais importante aspecto que podemos destacar é o policiamento de proximidade ou comunitário que nos permitiu uma tentativa de aproximação entre aos órgãos de Segurança pública e a sociedade, tentando potenciar a eficácia policial no seu papel de defesa da sociedade, proporcionando uma redução das taxas de crime, e consequentemente aumentar a segurança e a qualidade de vida da população, bem como fortalecer a confiança e credibilidade da sociedade na polícia. Para que todo esse processo tenha sucesso, precisamos de um sistema de segurança unificado, sem competições entre os sistemas de justiça criminal e o de segurança pública, garantindo o direito do cidadão e de toda sociedade. Abordamos também nesta aula, os dois modelos de polícia existentes o inglês e o francês (Ocidente o anglo-saxão e o europeu continental), esse modelo sustentou que precisávamos modernizar os modelos de policiamento para que pudesse gerar uma maior confiança da população em relação a segurança pública.

Aula 2 – Um contexto importante e fundamental é o conceito de Estado Moderno no processo citado por “Max Weber”, que consiste em dois aspectos, sendo eles a burocracia e o e socioeconômico de cada Estado ou território, cujo detém o controle de monopólio de seus limites territoriais no que se desrespeito a violência física legitimada. Necessitamos de um Estado democrático principalmente quando falamos em segurança pública, pois a sociedade precisa confiar nos órgãos que responsáveis de protege-la e assegurar a ordem pública. Nesta aula fazemos um comparativo do estado moderno é a teoria do leviatã contratualista, proposta por Thomas Hobbes, um pensador político inglês. Podemos concluir que a Leviatã não é apenas uma das maneiras de explicar o que essa concentração era o poder, ela foi a continuidade proposta por Maquiavel, O poder é uma ciência moral, isto é, o dever de ser, mas isso não se compromete a se comprometer com qualquer moral. O governo será líder da empresa para se comprometer com qualquer moralidade, sendo o governo o líder da sociedade.

Aula 3 - Por último, na terceira aula temos o dilema democracia versos cidadania que requer uma visão holística de políticas públicas e os nossos direitos e deveres para desfrutar da igualdade e da Liberdade, tendo em vista os direitos políticos, civis e sociais. Na democracia somos todos iguais todos tem direito a liberdade e a vontade do povo prevalece, com isso pratica-se a cidadania o cidadão participando e respeitando as decisões de uma sociedade; gerando escolhas nem sempre correta para todos. Mas na verdade não é isso que acontece quando falamos em Cidadania em Perspectiva Comparada, pois temos os diferentes problemas sociais e culturais que tem uma influência muito grande, principalmente no aspecto socioeconômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com