TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Antecedentes do modelo de comunidades seguras

Por:   •  13/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.499 Palavras (14 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 14

Índice:

1.

Introdução        2

2.Definição de conceitos        3

2.1.Comunidade        3

2.2.Segurança        3

2.3. Bem-estar        3

3. Teorias explicativas de bem-estar        4

3.1.  Teoria do bem estar        4

3.2. Teoria dos estilos de vida        4

4. Comunidades seguras        4

4.1. Antecedentes do modelo de comunidades seguras        5

4.2. Comunidades seguras no mundo        5

4.3. Modelo de comunidades seguras        6

4.4. Guia para o desenvolvimento de uma comunidade segura        6

5. Abordagens da qualidade de vida nas comunidades        6

6. Prevenção de danos e promoção de segurança        7

7. A insegurança como desastres nas comunidades e sua relação com Psicologia        8

8. Importância dos relacionamentos para comunidades seguras        9

9. Papel do Psicólogo na promoção de saúde mental nas comunidades        10

10. Conclusão        12

11., Referências bibliográficas        13

 


  1. Introdução

A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento dos indivíduos e todos os processos que estão envolvidos nele. Ela pode ser vista sob diferentes contextos, desde a parte mais individual, escolar, justiça, política, social e comunitária entre outros. Este último, o que nos é mais interessante neste momento, visa compreender todas as relações que o indivíduo tem com o meio em que está inserido e todos os problemas que dele advém, com o objectivo de criar melhores formas de resolve-lo e melhorara a qualidade de vida da sociedade.

A comunidade é um conjunto de pessoas em constante interacção, os quais partilham objectivos, crenças, mitos, criam-se normas/ leis que devem ser seguidas a fim de uma boa convivência. Portanto, pode se considerar comunidade segura um lugar onde os membros desenvolvem resiliência, gozam de bem-estar biopsicossocial e buscam soluções comuns para um determinado problema da comunidade.

Neste sentido surge o presente trabalho da disciplina Saúde Mental, que tem como objectivo trazer os principais conceitos, características, e estratégias de promoção de comunidades seguras.

É ainda importante o estudo deste tema nesta disciplina, pois há uma necessidade de compreender-se de que forma as comunidades seguras podem contribuir para saúde mental de um indivíduo que é parte deste conjunto.

Deste modo o trabalho, está estruturado do seguinte modo: conceito dos subtemas, suas teorias; desenvolvimento e por fim as considerações finais.

Para efectivação do trabalho, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, consulta a páginas de internet.

  1. Definição de conceitos
  1. Comunidade

Tonnies (s/d) citado por Campos et al, (1996, pág.95), define Comunidade como sendo uma associação que se dá na linha do ser, ou seja, por uma participação profunda dos membros no grupo, onde são colocadas em comum relações primárias, como o próprio ser, a própria vida, o conhecimento mútuo, a amizade e os sentimentos.

  1. Segurança

Significa um estado em que os riscos e condições que causam danos físicos, psicológico ou material são controlados para preservar a saúde e o bem-estar, para que os indivíduos e as comunidades alcancem aspirações e expectativas (Roche e Sanchéz, 2013).  É um processo dinâmico e não apenas a ausência de ferimentos ou ameaças.   Envolve duas dimensões: uma objectiva (apreciada de acordo com parâmetros comportamental e ambiental) e um subjectivo (apreciado de acordo com o sensação de segurança ou insegurança da população).

  1. Bem-estar

A palavra bem-estar pode ser definida como satisfação pessoal ou felicidade (Diener, Scollon& Lucas, 2003) citado por (Siqueira & Padovam, 2008, p. 201). Segundo Galinha & Ribeiro (2005) o grau de Satisfação necessário para produzir felicidade depende da adaptação ou nível de aspiração, que é influenciado pelas experiências do passado, pelas comparações com outros, pelos valores pessoais e por outros factores – como ainda, actualmente, se discute na área do Bem-Estar Subjectivo. Por outro lado, a Psicológico é um construto baseado na teoria psicológica a respeito do funcionamento psicológico positivo nas dimensões: auto-aceitação, relações positivas com outros, autonomia, domínio sobre o ambiente, propósito na vida e crescimento pessoal (Ryff,1989; Ryff & Keyes, 1995; Ryff & Singer, 2008) citado por (Machado e Bandeira, 2012).

  1. Teorias explicativas de bem-estar
  1. Teoria do bem estar

O termo bem-estar é interpretado no campo psicológico sob duas perspectivas: uma que aborda o estado subjetivo de felicidade (bem-estar hedônico), e se denomina bem-estar subjetivo, e outra que investiga o potencial humano (bem-estar eudemônico) etrata de bem-estar psicológico. (Ryan e Deci,2001) citados por (Siqueira & Padovam, 2008, p. 201)

  1. Bem estar subjectivo: refere-se a avaliação que o indivíduo faz da sua própria vida (satisfação globais com a vida, trabalho, casamento), experiência de emoções positivas e negativas. (Diener, Suh & Oishi, 1997)
  2. Bem estar psicológico: é um construto cujas suas dimensões são autoaceitação, relações positivas com outros, autonomia, domínio sobre o ambiente, propósito na vida e crescimento pessoal (Ryff, 1989; Ryff & Keyes,1995; Ryff & Singer, 2008) citados por Machado & Bandeira. (2012).
  3. Teoria dos estilos de vida

Explica que as doenças aparecem associadas ao modo de vida das pessoas, seus hábitos e os comportamentos de risco (estresse, vida sedentária, alimentação inadequada, consumo de drogas e determinadas práticas sexuais).  Sendo assim, as intervenções devem estar voltadas para as medidas individuais de proteção à saúde e adopção de estilos de vida mais saudáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com