TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM A Importância Da Governança Corporativa Nos Processos De Transparência Junto Ao Mercado

Dissertações: ADM A Importância Da Governança Corporativa Nos Processos De Transparência Junto Ao Mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância da Governança Corporativa nos Processos de Transparência Junto ao Mercado

Criado nos anos 90 a Governança Corporativa difundiu-se em países desenvolvidos, mais especificamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, para definir as regras que regem o relacionamento dentro de uma companhia dos interesses de acionistas controladores, acionistas minoritários e administradores, e está aparada por diversos códigos das instituições reguladoras. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) destacam-se no fortalecimento de todo o conjunto de práticas da administração, objetivando o desempenho positivo das corporações, permitindo o acesso às informações financeiras, administrativas e tem como principal característica a concentração patrimonial por parte de grandes grupos familiares e com baixa expressão no mercado de capitais onde predomina a alavancagem e os mercados são pouco desenvolvidos. Realidade esta que vem mudando conforme necessidade de crescimento por parte das organizações.

A governança corporativa é um dos fatores mais importantes para a entrada das corporações no mercado de capitais. A discussão do assunto surge, associando, por diversas vezes, o sucesso das corporações nas operações ao atendimento à governança. Este conceito resume todo o conjunto de regras que regem o relacionamento entre acionistas, administradores e o mercado financeiro. As empresas que utilizam a governança mantêm um controle de alto nível, garantindo transparência nas informações, atendimento às leis, respeito aos investidores e também maior atratividade no mercado de ações.

Muitos autores dão a entender que o modelo de governança corporativa praticados em diversas nações tem por origem o perfil histórico, a cultura, a economia e instituição que predomina em seu país. Segundo SILVA 2006, existem quatro modelos de Governança que podem ser mostrada da seguinte forma:shareholder restrito – voltado para interesses internos, shareholder avançado – voltado para interesses internos mais ampliados, stakeholder restrito – centrado nas partes interessadas voltada aos negócios das corporações, como fornecedores, clientes, credores, entre outros, stakeholder avançado – tem como propósito conciliar a maximização dos resultados expostos nos balanços econômico-financeiros, bem como a divulgação de balanços ambientais e sociais.

Tendo em vista que a governança corporativa prima pela proteção de seus acionistas, é importante apresentar o que pode vir a influenciar positivo ou negativamente perante aos investidores, e os stakeholders são de suma importância para o desenvolvimento organizacional, que consequentemente trará benefícios a quem investe numa empresa. Por se tratar de um objeto externo de grande influência dentro de uma organização, deve-se reportar-se aos acionistas como stakeholders dentro da organização.

No Brasil existe uma parte de empresas que já adotaram a governança corporativa. A Petrobras – empresa petrolífera divulga em seu modelo de governança.

É uma política de governança corporativa moderna e transparente que garante a proteção dos interesses de todos os acionistas e demais públicos envolvidos com a empresa. A organização e funcionamento da Petrobras adota as melhores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com