TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos ADM

Casos: Processos ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 6

1. Processos Administrativos

O uso de todos os processos administrativos é essencial para a boa desenvoltura do resultado positivo de uma empresa. Os processos nos quais uma empresa percorre para alcançar a excelência são:

Planejamento Organização Direção Controle

Fundamentos dos Processos Administrativos

Planejamento

O Planejamento é inicio dos processos administrativos, pois é através do dele que vamos alcançar as metas e objetivos da empresa de um modo mais eficiente e eficaz conforme os recursos na organização estabelecida.

Existem alguns tipos de planejamentos que nos mostra o caminho correto que a empresa deve seguir.

Planejamento Estratégico: é um conjunto de decisões que afetam ou podem afetar uma empresa por um longo período de tempo, e é desenvolvido nos níveis hierárquicos mais elevados de uma empresa.

Planejamento Tático: visa dar condições racionais e reais para organizar e dirigir uma empresa.

Planejamento Operacional: foca em basicamente o que fazer e como fazer, em caráter imediato, ou seja, apenas em curto prazo, abordando apenas uma tarefa em diversas áreas e funções de uma empresa.

Organização

Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

Temos dois tipos de Organização, sendo elas: Organização Formal, Organização Informal.

Organização Formal: Divisão de trabalho realizada de forma organizada e hierárquica dentro das Organizações

Organização Informal: É uma Organização criada em paralelo a organização formal através das relações e interações com as pessoas que ocupam cargos nas organizações.

E existem três tipos básicos de estrutura organizacional.

 Organização Linear, que é a estrutura mais simples e antiga. Cada superior tem autoridade sobre os empregados que não se pode repartir com ninguém. A medida se que sobe na escala hierárquica, se diminui o número de posições em cada nível. Essa organização se baseou nos antigos exércitos.

 Organização Funcional, diferente da organização linear, esta organização é baseada não na autoridade, mas sim no conhecimento e na especialização. A comunicação entre eles é efetuada diretamente sem nenhuma intermediação. Todas as decisões são direcionadas à órgãos especializados que possuam o conhecimento necessário para melhores resultados.

 Organização linha – staff, que tem o foco em alcançar os objetivos principais da empresa e a delegar autoridade sobre os serviços especializados. Atividade conjunta dos órgãos de linha e os staffs. Os órgãos de staff se responsabilizam pela execução de serviços ao contrario dos órgãos de linha, que agem na produção e venda.

Direção

Esta tem como função mostrar aos gerentes como lidar com os seus subordinados, como lidera-los e comunicar com cada individuo. E o meio pelo qual o gerente vai estimular e ou influenciar seus empregados para alcançar os objetivos ou metas proposta pela empresa. Este é um fundamento administrativo que não é possível ser feito isoladamente, ele é feito com através da interação.

Controle

Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requerem considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades. O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

Funções Administrativas

De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE. Certos autores discutem se a função de ORGANIZAÇÃO que, embora não seja menos importante em relação às outras, não poderia ser considerada como parte da função de PLANEJAMENTO, desde que o resultado de seu trabalho é plano permanente da Organização, na forma de organogramas, definições de relações hierárquicas e funcionais, descrições de cargos, funções etc. É através da função de ORGANIZAÇÃO que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho.

Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicas e administrativas. O subsistema administrativo, ou gerencial atua sobre o subsistema técnico, ou operacional, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados. O subsistema gerencial as funções administrativas estão relacionadas com o subsistema de gerência das organizações, também denominado subsistema gerencial. Basicamente esse subsistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais. Ao contrário das funções técnicas, que são diferentes conforme as particularidades de cada empresa, as funções administrativas se aplicam sem exceção a qualquer tipo de organização. Na definição das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de planejamento que por definição, precede a ação. De fato, no princípio de grande parte das ações humanas, individuais ou coletivas, está algum tipo de planejamento. O planejamento pode ser sistemático ou o, internalizado ou à curto, médio ou longo prazo. Planejamento sistemático é aquele que se realiza através de técnicas apropriadas e em prazos regulares. Ele é internalizado quando participam de sua elaboração as pessoas envolvidas no processo e seu prazo dependem do horizonte de tempo que a organização pretende ter algum tipo de controle. Em seguida, identifica-se a função de organização, que decorre de algum tipo de planejamento. De fato, ao se planejar uma ação através de uma coletividade de pessoas, cooperando de forma permanente, define-se também a forma como as pessoas estarão agrupadas e a forma como irão trabalhar. A forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que organizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de se envolver com o trabalho, de assumir responsabilidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com