TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Dissertações: ADM DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 – PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB

2 – INDICE GENI

3 – CURVA DE LORENZ

4 – INDICE DE DESNVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

5- ANALISE

6 – IDH REGIÃO DE JACAREI

7–BRICS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

Nesta atividade estaremos examinando o desenvolvimento econômico e como ele afeta diretamente as nossa vidas.

Também termos a oportunidade de conhecer outros métodos que medem o desenvolvimento com o índice de desenvolvimento humano Geni, a curva de Lorenz e o produto interno bruto.

Ao concluirmos todas as etapas será possível entender o porque alguns o alguns países se desenvolvem mais que outros e porque existe tanta desigualdade social.

Também seremos capazes de ver com clareza o quanto um determinado local se desenvolveu com o passar do tempo.

E ao final observaremos os BRICS e poderemos ver como eles se desenvolvem e porque são chamados assim.

1 - PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB)

PIB: Produto interno bruto per capita.

O PIB considera não apenas dimensão da economia do local, mas outros aspectos que interferem na qualidade de vida das pessoas: Rendimentos , expectativa de vida, Educação. Não inclui direitos humanos, democracia e desigualdade social.

O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos em um período (mês, semestre, ano) em uma determinada região (país, estado, cidade, continente).

O PIB é expresso em valores da moeda corrente (Brasil em reais). É um importante indicador da atividade econômica de uma região, representa o como cada região tem crescido.

Lembrando que no cálculo do PIB (matérias-primas, mão de obra, impostos e energia), não são considerados insumos de produção. Para calcular o PIB de uma região a Fórmula é:

PIB = C+I+G+X-M. Sendo C (consumo privado), I (investimentos totais feitos no local), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).

Para se chegar a renda per capita de uma região, basta dividir o valor PIB pelo número de habitantes da região em questão.

O PIB do Brasil em 2011, em valores correntes, foi de R$4,143 trilhões (crescimento de 2,7% sobre 2010). O Brasil na atualidade possui uma economia forte e sólida, é um grande produtor e exportador de mercadorias diversas, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. O Brasil é considerado um país emergente e ocupa o 7º lugar no ranking das maiores economias do mundo (dados de 2011). Possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização.

2 – INDICE GENI

Índice de Gini: Medida de concentração ou desigualdade de renda. Também mede o grau de concentração de qualquer distribuição estatística, como por exemplo, uma determinada classe de lojas em certa área geográfica (estado, região ou pais), ele vai mostrar quais atividades são regionalmente mais concentradas a matemática de GINI é majoritariamente usado para analisar a desigualdade de renda, pode ser também usado para medir a desigualdade de riqueza. Para isso requer que ninguém tenha uma riqueza líquida negativa.O coeficiente de GINI se calcula [1] como uma razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz. Se a área entre a linha de perfeita igualdade e a curva de Lorenz é A, e a área abaixo da curva de Lorenz é B, então o coeficiente de GINI é igual a A/(A+B). Esta razão se expressa como percentagem ou como equivalente numérico dessa percentagem, que é sempre um número entre 0 e 1.O coeficiente de GINI pode ser calculado com Fórmula de Brown, que é mais prática: onde:

G = coeficiente de GINI

X = proporção acumulada da variável “população”

Y = proporção acumulada da variável “renda”.

3 – CURVA DE LORENZ

Curva de Lorenz: Representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. No Brasil, pela curva de Lorenz, a distribuição de renda melhorou entre o período de1989 e 2004 em razão do plano real, controle da inflação e das perdas salariais.Esta curva foi desenvolvida pelo economista Max O. Lorenz em 1905 para representar a distribuição de renda. Cada ponto da curva é lido como percentagem cumulativa das pessoas. A curva parte da origem (0,0) e termina no ponto (100,100). Se a renda estivesse distribuída de forma perfeitamente equitativa, a curva coincidiria com a linha de 45 graus que passa pela origem. A curva é traçada considerando-se a percentagem acumulada de pessoas no eixo das abscissas e a percentagem acumulada de renda no eixo das ordenadas. Em geral, a curva se encontra numa situação intermediária entre esses dois extremos. Se uma Curva de Lorenz se sobrepõe a outra (e, por conseguinte, mais próxima da linha de 45 graus), pode-se dizer que a primeira exibe menor desigualdade que a segunda. Esta comparação gráfica entre distribuição de domínios geográficos distintos ou temporais é o principal emprego das curvas de Lorenz.

4 – INDICE DE DESNVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

O IDH é a ferramenta para medir o avanço e do bem-estar de uma população.

O IDH é utilizado desde 1991 pela ONU, como ferramenta de medição do avanço do bem estar de uma população, procurando qualificar o tipo de desenvolvimento e a comparação com outros países ou regiões.

Como se faz o cálculo do IDH:

Idh= longevidade+educação+renda

- Longevidade: expectativa de vida.

- Educação: taxa de alfabetização e taxa de escolarização.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com