TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM MATERIAIS E LOGISTICA

Trabalho Universitário: ADM MATERIAIS E LOGISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

Ao desenvolver esse trabalho falaremos sobre a importância de gerir bem os recursos materiais (ferramentas, matéria prima, produto em processo e produto acabado) e patrimoniais (terrenos, prédios equipamentos) de uma empresa. A fim de economizar tempo e dinheiro e atender com eficácia a todos os clientes.

4

2. RECURSOS

Recurso é tudo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo.

Administrar recursos é uma preocupação para as empresas, considerando o desperdício de tempo, ferramentas e material, tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços. Existem cinco tipos de recursos administráveis, hoje salientaremos dois deles.

5

2.1 Recursos materiais

A Administração de materiais não se trata somente de estoques. Existe até um ciclo para se ter uma administração de materiais bem sucedida. Esse ciclo de processos só funcionará corretamente com muita organização e disciplina.

Seleçao dos fornecedores que melhor atendem as necessidades da empresa nas questões financeiras e materiais.

Analise do custo benefício da matéria prima em cima da demanda da empresa e suas entregas programadas, para que os estoques não se acumulem, para que não haja necessidade de se ter um grande espaço para armazenamento .

Armazenagem das matérias-primas em lugares de fácil acesso e perto de onde serão consumidas para facilitar e agilizar seu manuseio e movimentação.

Dentro da administração de materiais poderão ser estabelecidos indicadores de desempenho, possibilitando assim a tomada de ações corretivas de forma a eliminar desperdícios. Para que os indicadores sejam criador basta que os dados coletados sejam completos e confiáveis; expressem informação de valor para a empresa; sejam simples e claros.

6

3. RECURSOS PATRIMONIAIS

Patrimônio é o conjunto de bens valores, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possa ser avaliado monetariamente e que seja utilizado na realização de seus objetivos sociais. Bens patrimoniais seriam as instalações, prédios, terrenos, equipamentos e veículos da empresa.

Administração de recursos patrimoniais esta relacionado com uma seqüência de operações que, como na administração de materiais, também se inicia da escolha do fornecedor, compra, recebimento do bem, conservação e manutenção.

Recursos Patrimoniais resume-se no conjunto de riquezas da empresa e podem ser classificados como:

• Tangivés: são os que podem ser tocados, como por exemplo, máquinas e veículos. • Intangivéis: aqueles que não podemos tocar, por exemplo, o logotipo.

O objetivo da administração desses recursos é abastecer o processo com os materiais necessários e indispensáveis para a finalização do produto visando:

• Preços baixos; • Alto giro de estoques; • Baixo custo de aquisição e posses; • Continuidade de suprimento; • Consistência de qualidade; • Pouca despesa com pessoal; • Relações favoráveis com os fornecedores; • Aperfeiçoamento do pessoal; • Bons registros.

7

4. ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL

4.1 Cerâmica Carmelo Fior Ltda.

Ramo de atividade: Cerâmico

Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente.

A cerâmica Carmelo Fior trabalha com vendedores externo cada vendedor a partir do momento de venda faz a consulta na empresa com a vendedora interna se o produto que ele vai vender tem em estoque, após isso faz a inclusão do pedido online, assim que o pedido esta em tela a vendedora interna monta a carga do produto, contrata e agenda a transportadora que entregará o produto ao cliente, após o transporte chegar à empresa para carregar o produto é feito o processo final o faturamento, faz a nota fiscal e entrega ao motorista e após retirada da nota o mesmo faz a entrega do produto ao cliente.

Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima.

É realizada através de previsão de demanda PPCP (Programa de Produtos e Controle de Produção). Ex: Carteira de produto X estoque.

Como são classificados e armazenados, na empresa, os suprimentos, insumos e matéria-prima.

São classificados por popularidade de produto (curva ABC), Lote e data de validade.

Matéria Prima = lote, data de validade e popularidade de produto.

Produto acabado = popularidade de produto e por lote.

4.2 Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos- ECT

Ramo de atividade: Prestação de serviços postais

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) atua no ramo de prestação de serviços postais atendendo toda a população do município tanto jurídica como física. O objetivo é fazer com que todos possam ter suas correspondências em casa evitando assim o deslocamento até o correio.

Os clientes chegam à agência e enviam suas correspondências para diversos locais, os atendentes separam as correspondências por CEP e envia todas para o CD- centro

8

de distribuição localizado em Valinhos, correspondências que precisam de cuidados vão com avisos, a priorização é o SEDEX que tem que estar no CEP indicado em 24 horas, todos os dias pela manhã chega um caminhão com correspondências da cidade e todos os dias pela tarde sai um caminhão de correspondências de outros CEPs. No momento em que o caminhão chega os carteiros descarregam e separam por bairros, ruas e números, depois de feita as separações saem nas ruas para entregá-las ao destinatário.

Os clientes que moram aonde os carteiros não vão tem um armário no correio para guardar suas correspondências (caixa postal) e tem aqueles que preferem que fiquem no correio, então todas as correspondências ficam guardadas e o cliente tira quando quiser. As correspondências que chegam com endereços insuficientes, números errados ou houve mudança do local são enviadas ao remetente no mesmo dia. Nenhuma correspondência pode ser rasgada a não ser devolução eletrônica, a entrega dos registrados são feitas com três tentativas, se ninguém atender no horário que o carteiro passou,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com