TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm. Materiais E Logística

Exames: Adm. Materiais E Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 2

Administração de Materiais e Logística

Etapa 1

Administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros administradores e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligados às atividades produtivas, tanto na produção de bem tangíveis quanto na prestação de serviços.

O espectro de recurso administráveis é bem amplo,podendo desdobrar –se em uma infinidade de disciplinas,cada uma delas com características peculiares,necessitando profissionais especialmente formados e treinados para tal.

A organização é o sistema de recursos que procura alcançar metas e para isso são necessárias algumas estruturas,componentes e condicionantes,que tornam os objetivos da organização mais claros e dessa forma da a entender a onde a empresa quer chegar e quais os recursos a serem ampliados para melhor organização.

A administração dos recursos materiais engloba a sequencia de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

A administração de recursos patrimoniais trata da sequencia de operações que,assim como a administração dos recursos materiais,tem inicio na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou,quando for o caso,alienação.

A administração de recursos é em grande parte baseada em técnicas que integram os elementos de tecnologia de manufatura e otimizam a utilização de pessoas,materiais e instalações ou equipamentos.As mais empregadas serão as ligadas a materiais,fabricas,equipamentos e pessoas.

Como é sobejamente conhecido, sem contudo ser demais repetir, Henry Fayol diz que administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Entendemos também que a administração compreende três campos básicos: pessoal, material e financeiro.

A administração do material corresponde, portanto, no seu todo, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de toda as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços. A administração do material tem por objetivo: ∙ Preços baixos, Alto giro de estoques, Baixo custo de aquisição e posses, Continuidade de suprimento, Consistência de qualidade, Pouca despesa com pessoal, Relações favoráveis com os fornecedores, Aperfeiçoamento do pessoal, Bons registros.

Conclusão

A administração de materiais tem uma preocupação constante em procurar medidas de seu desempenho. Iremos apontar as tendências futuras mais importantes, pois, com a globalização crescente, estamos no limiar de uma troca de paradigmas, já que o modelo de produção do século XXI deverá ser muito diferente do modelo do século XX,quer em relação às estruturas empresariais,ao relacionamento de emprego,à gestão de informações,à gestão de produção e à organização do trabalho.O Brasil está diante de um grande desafio – passar para um modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com