TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM PRIMEIRO SEMESTRE UNOPAR

Artigo: ADM PRIMEIRO SEMESTRE UNOPAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUCAO:

O processo de comunicação nas organizações tem sido cada vez mais discutido e o assunto cada vez mais presente entre os administradores. É necessário fazer da comunicação (interna ou externa) uma ferramenta para auxiliar e melhorar o dia a dia nas organizações, otimizar processos, delegar ordens e tarefas que se bem entendidas também serão bem executadas.

1-

A globalização e os diversos canais de comunicação existentes hoje abriram oportunidades para diversos profissionais da comunicação. Essa nova realidade fez com que as organizações passassem a enxergar o valor das políticas de comunicação tanto interna quanto externa. Além disso um bom projeto de comunicação é a melhor maneira para alcançar os objetivos traçados pela empresa a médio e longo prazo.

A comunicação surge como uma das ferramentas de gestão mais importantes para informar aos clientes a política e estratégias administrativas e comerciais das organizações. Para realizar e coordenar o projeto de comunicação de uma empresa, profissionais capacitados são contratados e embora tenham conhecimentos semelhantes, o que os diferencia é saber direcionar seus conhecimentos técnicos a fim de direcionar suas habilidades para o que é de interesse da corporação.

Nesse contexto é possível destacar o profissional de relações publicas¹ que está preparado para administrar a comunicação das empresas de forma global e integrada e tem como objetivo fazer surgir, criar e manter a imagem de uma empresa, utilizando as técnicas necessárias à comunicação. Porém é preciso saber que os profissionais de relações públicas não pretendem ocultar a verdade a respeito da organização, mas sim a fim de modificar e transformar a realidade interna e faz com que o público acompanhe essa mudança constatando que há uma nova mentalidade e atitudes condizentes com o discurso.

A partir daí o profissional de relações públicas alcança seu real objetivo com um dos focos mais importantes que é a responsabilidade social, que entende as políticas de relações públicas de forma bem mais ampla. Preocupa-se com o público, o meio onde estão inseridos e o que afeta esse universo.

Definição: Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. Definição: Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas.

Fonte: http://www.sinprorp.org.br/Relacoes_Publicas/relacoes.htm

2 –

A comunicação, interna ou externa, é uma ferramenta de extrema importância para uma organização e determinante no que se refere ao sucesso, independente do porte e da área de atuação. É uma ferramenta estratégica, pois muitos erros podem ser atribuídos às falhas de comunicação. Portanto, um sistema de comunicação eficaz é fundamental para as organizações que buscam o crescimento.

No universo corporativo é necessário possuir diversas habilidades, motivação, liderança, saber trabalhar em equipe e criatividade são alguns dos requisitos buscados por uma empresa ao contratar um novo funcionário, porém, uma boa comunicação interpessoal é de fundamental importância para o sucesso corporativo.

A comunicação interpessoal eficiente entre gestores e colaboradores é essencial para que as empresas alcancem os resultados planejados. Um bom gestor é aquele que se faz entender, pois sabe dar ordens, explica o que quer de forma clara, concisa e objetiva, compartilha seus conhecimentos e sabe dar um bom feedback aos seus colaboradores.

É necessário que as organizações conheçam as características das várias formas de comunicação, pois essas influenciarão o planejamento comunicacional e o seu planejamento administrativo estratégico. Uma das formas mais importantes de comunicação dentro das organizações é a comunicação interna, também conhecida como endocomunicação. Sua

grande importância deve-se a ampliação da visão dos clientes internos¹, que se

tornam verdadeiros parceiros. Quanto mais bem informados estiverem, mais

envolvidos com a missão e, consequentemente aumentará a sua produtividade.

CLIENTE INTERNO: Cliente interno: são todos aqueles que fazem parte do nosso dia a dia dentro do ambiente de trabalho como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista dentre outros, ou seja, o cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. Por exemplo, a copeira que serve o cafezinho para o administrador ou o técnico de informática que faz a manutenção do computador do setor financeiro.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/51053/cliente-interno-e-externo-qual-a-diferenca#ixzz31Y5T2k5e

A comunicação interna é considerada de extrema importância para uma boa gestão organizacional, já que integra os recursos humanos às tarefas que dever ser executadas, além de estimular a motivação das pessoas com intuito de compartilhar estratégias e agregar valor à organização. A comunicação é considerada uma ferramenta estratégica que compatibiliza interesses à medida que compartilha valores, promove o diálogo, a troca de informações, de experiências e a participação de todos os níveis organizacionais, além de viabilizar ações voltadas prioritariamente aos clientes internos. Em outras palavras, a comunicação interna é um processo de troca, é próprio relacionamento dentro de uma organização. Ela é responsável por circular informação e conhecimento.

Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com