TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO 1º SEMESTRE

Pesquisas Acadêmicas: ADMINISTRAÇÃO 1º SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos analisar a situação histórico-cultural da cidade de Fazenda Nova, situada em Pernambuco.

Iremos verificar a evolução histórica e cultural da cidade, analisando as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento cultural e turístico da cidade, bem como suas práticas religiosas, teatrais e regionais.

A cidade sempre foi um centro de atenções na região, chegando a atrair mais de 2000 em eventos, mas nos últimos tempos a capacidade turística sofreu declínio.

Vamos verificar estas causas e apresentar um plano de soluções para que a empresa volte a ser como dantes, além de tal plano poder fomentar o desenvolvimento local com a atividade e exploração turística.

2 DESENVOLVIMENTO

1) A primeira decisão que irão tomar está relacionada ao tipo de plano que irão desenvolver confirme as características do problema enfrentado e as informações que possuem e que poderão conseguir, ou seja, um plano estratégico, tático ou operacional. Descreva e justifique, ou seja, apresentem o motivo da escolha pelo plano (estratégico, tático ou operacional) e expliquem o porquê da escolha.

2) As decisões tomadas na execução do plano deverão considerar o meio ambiente, se não ferirem os princípios éticos na cultura local.

3) Em seguida, descrevem as características socioeconômicas da região e as relacionem com o restante do país. Aqui vocês deverão considerar a região onde está a Fazenda Nova.

Tendo em vista a questão turística em Fazenda Nova, Pernambuco, a melhor decisão de planejamento a se tomar é fazer um planejamento estratégico para a cidade.

Vemos que ao longo da história a cultura, o turismo e a capacidade teatral e artística da empresa foi ficando ofuscada. Por mais que pessoas, inclusive pessoas renomadas tenham buscado alavancar a questão turística, vemos que outros interesses interferiram negativamente para a atividade turística.

Sendo assim é necessário um planejamento estratégico. Para Carvalho,

O Planejamento estratégico ou Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. (CARVALHO, 2008)

Desse modo, vemos que este é o melhor caminho, pois não há políticas públicas nem incentivos governamentais para a causa, além de a cidade não estar mais voltada às questões culturais.

Tendo em vista o cunho e os objetivos do planejamento estratégico, vemos que esta é a melhor solução e caminho.

A região da Fazenda Nova é uma região que tem cultura centenária, fomentada por várias pessoas por muitos anos.

Não obstante sua riqueza cultura e teatral, que não está sendo devidamente explorada em prol de um maior desenvolvimento local, foram descobertas diversas fontes termais com propriedades medicinais, ideais para doenças reumáticas, dermatológicas e gástricas.

Trata-se de uma região muito religiosa, com festas tradicionais, além de possui um grande teatro a céu aberto, a cidade-teatro Nova Jerusalém.

Na década de 60 a empresa tinha grandes espetáculos, como o Espetáculo da Paixão de Cristo, com capacidade de atrair mais de 2000 pessoas.

Para se resgatar a cultura da empresa, segue plano de ação.

PLANO ESTRATÉGICO

FAZENDA NOVA-PE Área: TURISMO Data: 31/03/2012

OBJETIVOS: Reestabelecer o patrimônio cultural e fomentar o turismo local da cidade

O que fazer? Como fazer? Prazo Por que?

Realizar o levantamento histórico-cultural da cidade • Fazer um levantamento histórico-cultural da cidade, com fontes documentais 30 dias É necessário buscar a história da cultura e do desenvolvimento local, para compreender os valores da cidade, sua cultura, e as transformações sociais e culturais ao longo do tempo

Catalogar e caracterizar os pontos turísticos e locais históricos • Verificar quais são os principais pontos turísticos da cidade 30 dias É necessário conhecer os pontos turísticos para definir meios e formas de melhor explorá-los de uma maneira turística

Caracterizar os costumes, crenças e práticas culturais • Pesquisar em documentos e com entrevistas de moradores os locais históricos, como foram construídos e como são utilizados para a cultura, a religiosidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com