TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Trabalho acadêmico: ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  4.329 Palavras (18 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MOLSERVIPEÇAS 4

2.1 HISTORICO DA EMPRESA 4

2.2 ÁREA DE ATUAÇÃO 5

2.3 PORTE DA EMPRESA 5

2.4 SETOR PRODUTIVO 5

3 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 6

3.1 HABILIDADES TÉCNICAS 6

3.2 HABILIDADES HUMANAS 6

3.3 HABILIDADE CONCEITUAL 6

4 TEORIA DE TAYLO 7

4.1 DESENHOS DE CARGOS E TAREFAS 7

4.2 INCENTIVOS SALÁRIAS E PRÊMIO DE PRODUÇÃO 7

4.3 CONDIÇÕES DE TRABALHO 7

4.4 PADRONIZAÇÃO DOS MÉTODOS E DAS MÁQUINAS 8

4.4.1 Príncipios da Administração científica de Taylor 8

4.4.1.1 Príncipios de planejamento 8

4.4.1.2 Príncipios de preparo 8

4.4.1.3 Príncipios de controle 8

4.4.1.4 Príncipios de execução 8

5 TEORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL 9

5.1 TEORIA DE SISTEMAS 9

6 NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO 10

7 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS 11

7.1 O PROGRAMA DE ENTREVISTAS 11

7.2 ESTILO DE LIDERANÇA (TEORIA X E Y) 11

8 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias administrativas estudadas ao longo deste período e analisar como se desenvolvem, como são aplicadas dentro da empresa Mol Volkswagen LTDA.

Com base nos estudos realizados dentro da empresa, observamos o uso da Teoria Comportamental, Teoria do Desenvolvimento Organizacional, Teoria dos sistemas, e Novas abordagens da administração.

2 MOL SERVIPEÇAS LTDA 2.1HISTÓRICO DA EMPRESA

Há mais de 55 anos atrás o Sr Alexandre Satlher Mol e Josemim Mol mudaram para a cidade de Mantena, vindos de Manhuaçu-Mg. Abriram um comércio de secos e molhados (varejista) na avenida principal da cidade, antiga Avenida Minas Gerais, hoje conhecida como Avenida José Mol que recebeu este título em homenagem à família Mol.

Mesmo dispondo de poucos recursos financeiros e tecnológicos, conseguiu através do esforço e dinamismo alavancar seu negócio ampliando o pequeno comércio varejista para um atacadista na região. Visto que não havia loja de veículos na região, lutaram junto à Volkswagen a concessão da Bandeira para Mantena, e após muito esforço, no ano de 1967 foi nomeado um Posto Volkswagen na cidade, a Mol Servipeças Ltda., inicialmente instalada na Praça Benedito Quintino, centro, Mantena - MG.

Com o crescimento rápido e surpreendente foi necessário a construção de uma nova sede. No ano de 1972 dá-se a inauguração das novas instalações, à Rua Cândido Ilhéu, 496, centro, onde existia possibilidade de expansão.

Em agosto de 1978 o Posto foi elevado à categoria de Concessionário Autorizado. Nas décadas de 70 e 80, houve um crescimento muito grande na comercialização de veículos, diante deste crescimento foi necessária a ampliação de suas instalações, estando hoje fixada em uma área de 6.200 m2. Devido este grande crescimento dos empreendimentos do grupo Mol, houve a separação da sociedade ficando a Concessionário Mol em poder do Sr Alexandre Mol que continuou na direção juntamente com seu filho Júnior Mol, e os demais filhos cuidavam de outros negócios da família, como fazendas de gados.

Até neste período, meados de 96 a empresa era líder de mercado e não sofria ameaças de concorrentes diretos no segmento veículos o que lhe proporcionava certa tranquilidade no seu mercado de atuação.

Nos meados de 97 a 2004 o mercado apresentou muita inconstância e afetou diretamente o setor veículos em se tratando de pequenas concessionárias, o que prejudicou bastante a Mol Servipeças, também por estar em sua zona de conforto a direção da Mol não se preparou para os novos desafios do mercado, proporcionando momentos de turbulências na empresa.

Mediante este quadro foram necessárias algumas mudanças, principalmente na direção da empresa, onde o Sr Anderson Azeredo Mol, filho do Sr Alexandre Mol assumiu a direção com o intuito de recuperar o mercado que havia perdido e aumentar seu Markshare. Embora sendo sua formação em Veterinária, não teve outra opção a não ser aceitar o desafio e buscar conhecimentos específicos para sua nova função, capacitando-se através de cursos, treinamentos, e dentre eles MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas. Foram muitas as mudanças implementadas para conseguir retomar o crescimento, dentre elas, melhoria nos métodos e processos utilizados na empresa, redução de despesas, diminuição do quadro de funcionários, remanejamento de cargos, investimento em tecnologia e a dificuldade maior a mudança da cultura organizacional, que até então por se tratar de empresa familiar o paternalismo era evidente.

Em Maio de 2005, foi aberta uma filial em Barra de São Francisco – ES para atender todo o mercado que abrange a região de atuação da Mol determinada pela Volkswagen.

2.2 ÁREA DE ATUAÇÃO

Mantena-MG e Barra São Francisco-ES

2.3 PORTE DA EMPRESA

Médio Porte

2.4 SETOR PRODUTIVO

Comércio Varejista de Automóveis novos e usados venda peças e acessórios, prestação de serviços em veículos automotores.

3 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Foram aplicadas as habilidades para que empresa retornasse ao seu processo de crescimento:

3.1HABILIDADES TÉCNICAS

Consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas especificas.

3.2 HABILIDADES HUMANAS

Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atividades e motivações e liderar grupos de pessoas.

3.3 HABILIDADE CONCEITUAL

Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.

No momento de turbulência, a empresa necessitava ser mais eficaz do que eficiente.

Quando a empresa passou por momentos de turbulências a preocupação era de aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência operacional, tiveram que aplicar métodos da ciência aos problemas administrativos.

Foram muitas as mudanças implementadas para conseguir retomar o crescimento, dentre elas, melhoria nos métodos e processos utilizados na empresa, redução de despesas, diminuição do quadro de funcionários, remanejamento de cargos, investimento em tecnologia, e com a melhoria da eficiência de cada operário provocaria a melhoria em toda a empresa.

4 TEORIA DE TAYLO

A organização racional do trabalho (ORT) se fundamenta em:

Divisão do trabalho e especialização do operário.

Com isso, cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa ou de tarefas simples e elementares, para ajustar-se aos padrões descritos e as normas de desempenho estabelecido pelo método.

Por se tratar de uma empresa autorizada Volkswagen, não só a fabrica exige aprendizado constante, mas como gestores a empresa ver a necessidade de uma equipe bem preparada para prestar um serviço de qualidade aos clientes.

Os funcionários (colaboradores) são preparados com cursos online e presenciais fornecido pela academia Volkswagen.

4.1 DESENHO DE CARGOS E TAREFAS

Cada operário ficaria restrito a uma especifica tarefa que deveria ser executada cíclica e repetitivamente, para aumentar a eficiência.

A empresa e constituída por departamentos, cada um exercendo sua função e todos com a mesma visão e objetivo em aumentar a produtividade.

4.2 INCENTIVOS SALARIAS E PRÊMIOS DE PRODUÇÃO

Cada colaborador e recompensado com prêmios salariais baseados no rendimento no decorrer do mês, o estimulo salarial desenvolve nos colaboradores mais disposição para exercer sua função.

A empresa proporciona incentivos através de bonificações, brindes, promovendo eventos extras trabalho para melhorar o entrosamento da equipe (churrasco, almoço, festa junina, (viagem (sorteio)), etc.

4.3 CONDIÇÕES DE TRABALHO

São as condições ambientais de trabalho. A Volkswagen tem um padrão, e a Mol Servipeças tem uma parceria, ela precisa ser cumprida de acordo com o padrão estabelecido, e as condições de trabalho e um dos padrões da empresa e com isso a empresa proporciona aos colaboradores boas condições de trabalho, para que possa haver rendimento no seu trabalho.

Ex: Política da Qualidade e a I S O 9001/2000.

4.4 PADRONIZAÇÃO DOS MÉTODOS E DAS MÁQUINAS

A empresa passou a preocupar com a padronização das maquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, sendo uma empresa que prioriza aprendizagem contínua, inovação e melhoria.

4.4.1 Princípios da Administração Cientifica de Taylor

4.4.1.1 Princípios de planejamento

Foram necessárias algumas mudanças principalmente na direção da empresa, onde o Sr Anderson Azeredo Mol assumiu a direção para recuperar o mercado que havia perdido, ele teve que buscar conhecimentos específicos.

4.4.1.2 Princípios de preparo

Com a diminuição do quadro e funcionários, remanejamento de cargos, houve uma necessidade de selecionar, preparar e treinar os funcionários para uma melhor produtividade com mais eficiência e eficácia.

4.4.1.3 Princípios de controle

Ele estabeleceu métodos, verificou se o que foi planejado estava sendo implantado, para que a execução seja melhor possível.

4.4.1.4 Princípios de execução

Distribuição das tarefas para execução disciplinada.

A empresa e dividida em vários departamentos, cada colaborador exercendo sua função.

5 TEORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Para que as mudanças possa ocorrer dentro da Mol Volkswagen a organização necessita de todas as suas partes trabalhando em conjunto para resolver os problemas e as oportunidades que surgirem, e sempre todos com espirito de equipe.

É a mudança das pessoas e na qualidade das suas relações no trabalho com o objetivo de mudar também a cultura da organização.

Em Principio é uma mudança organizacional planejada. Sua variável são as pessoas.

A Mol Volkswagen visa a melhoria das relações entre as pessoas dentro da empresa, comparando com a teoria, a credita que se as relações inter grupais forem satisfatórias assim estiverem treinadas para exercer seus cargos, chega-se a excelência organizacional.

Para que essas mudanças ocorram e necessário o aval da alta direção, sendo ele um dos fatores mais importante, através do aval da alta direção que são tomadas decisões dentro da organização, sendo assim uma ferramenta de controle.

5.1 TEORIA DE SISTEMAS

Analisamos que na Mol VolkswagenLtda, a teoria do sistema é a ferramenta que analisa a complexidade e enfatiza o todo. Ou seja, os vários ambientes (setores) interagem entre si, na busca pelo mesmo objetivo. Seu funcionamento é de mudança e aprendizagem, pois o sistema é adaptativo, buscando sempre um novo equilíbrio. Além disso, a satisfação do cliente destaca-se como objetivo principal, pois acredita que é o que realmente conduz o lucro, porque traz vantagens competitivas, valorização da marca e melhor participação do mercado.

Dentro da Mol destaca-se apenas o sistema Aberto por ser uma organização que apresenta : entrada, processamento e saída e por ter a capacidade de crescimento, mudança e adaptação ao ambiente.

6 NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO

A tecnologia está em todos os processos de fabricação do seu Volkswagen e não poderia ser diferente na Concessionária. •.

Com a alta tecnologia aplicada em todos os nossos veículos Volkswagen, é indispensável o uso de equipamentos que integrem todos os sistemas eletrônicos visando agilizar o diagnóstico de falhas.

Mol Volkswagen possui computadores equipados com o Sistema Elsa. Nele estão disponíveis todas as informações técnicas necessárias para reparação de todos os veículos Volkswagen.

Os Mecânicos são treinados e orientados a consultar esse sistema, a cada reparo efetuado, a fim de garantir a qualidade dos serviços executados.

A concessionária disponibiliza para seus clientes acesso ao site para que possa conhecer melhor a empresa, e através do site possa agendar seu serviço e conhecer o plano de manutenção.

A Mol conta com um centro de transmissão de treinamentos online ferramenta de apoio para aproximar o reparador independente da rede e que está disponível em diversas concessionárias Volkswagen. Isso possibilita a capacitação profissional e a atualização às novas tecnologias desenvolvidas pela Volkswagen.

A empresa se preocupa em prestar um bom atendimento e oferecer serviços de qualidade. Por isso, está sempre investindo em suas instalações técnicas, adquirindo os mais modernos equipamentos e instrumentos de precisão que estão de acordo com todos os parâmetros internacionais Volkswagen, só aplicando peças e acessórios originais em seus serviços.

7 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS (MAYO)

7.1 O PROGRAMA DE ENTREVISTAS

O programa de entrevistas iniciou em 1928, passou ouvir os operários, suas opiniões, sugestões a respeito do tratamento que recebiam.

Essa experiência ainda e valida na empresa, quando um colaborador quer da sua opinião e sugestão, o colaborador vai ate o gerente do seu departamento onde ele tem a oportunidade de dar suas opiniões, e sendo assim muita das vezes de grande importância para empresa.

7.2 ESTILO DE LIDERANÇA (TEORIA X E Y)

A administração da empresa Mol é totalmente moderna, pois a Volkswagen exige essa administração, é um estilo participativo baseado nos valores humanos e sociais.

A empresa preocupa-se com o bem-estar dos funcionários, aceitando opiniões, investindo neles, trabalhando sempre em equipe para que se desenvolva de forma eficaz e eficiente.

EX: Cursos e treinamentos em cada departamento, para melhoria e aperfeiçoamento do desempenho em cada função.

São contratadas pessoas, já especializadas na área de cada sistema, para passar os treinamentos á elas.

Gerente Fabio no curso da Volkswagen

8 CONCLUSÃO

Identificamos que na empresa Mol Volkswagen desenvolve cada teoria abordada e juntas são responsáveis para melhor obtenção dos resultados, as utilizando para melhor compreender os processos administrativos, problemas, situaçoes apresentadas.

Concluimos que a Mol busca sempre a melhoria, desde o inicio operacional até o mais alto nivel, visando sempre a satisfaçao do cliente, para se manter bem posicionada no mercado de trabalho, tendo sempre ética e transparencia, honestidade e integridade com qualidade total em todos os aspesctos de suas atividades.

REFERÊNCIAS

Entrevista com o SR ALEXANDRE MOL, na sede da empresa 14 de maio de 2013

Entrevista com o SR ANDERSON AZEREDO MOL, na sede da empresa 16 de maio de 2013

KOETS, Luciane Soutello. Teorias da administração I. São Paulo: Pearson Education do Brasi, 2009.

EUGENNENI, Sara Maria de Melo. Psicologia organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010

Wikipédia, a enciclopédia livre. Clima organizacional. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_organizacional. Acesso em 16 de maio de 2013

...

Baixar como  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »