TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS TRABALHISTAS

Ensaios: ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS TRABALHISTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  2.798 Palavras (12 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS TRABALHISTAS

Lauro de Freitas, 04 novembro de 2014.

Centro de Educação a Distância (CEAD) – Polo Lauro de Freitas

Curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Disciplina: Administração de Cargos, Salários e Benefícios Trabalhistas

Tutor Presencial: Gicélio

Alunos:

Carmem da Silva Santos RA 7935692785

Maria Elizabete de Souza RA 8314770690

Maria Inês Jesus Santos RA 439294

Rosana Ferreira de Souza RA 7935669201

Vera Maria Mota dos Santos RA:7982700192

Relatório feito como uma atividade avaliativa da disciplina de : Administração de Cargos, Salários e Benefícios Trabalhistas do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Gicélio.

Lauro de Freitas, 04 de novembro de 2014.

RESUMO

O presente trabalhos tem como objetivo à busca de conhecer todos os tipos de setores da administração de uma empresa, neste trabalho da relevância da administração de cargos e salários no setor empresarial no sentido de discutir os procedimentos utilizados pelo setor de Recursos Humanos quanto ao direcionamento das políticas de concessão de salários e recompensas aos colaboradores.

A avaliação do desempenho de um profissional, na maioria das vezes, é uma questão de percepção do Diretor ou Gerente responsável pela avaliação. O objetivo deste é mostrar como a motivação desempenha um papel importante no local de trabalho. Relacionado a movimento, coisa móvel. Vemos que a palavra motivação, dada a origem, significa movimento. Quem motiva uma pessoa, isto é, quem lhe causa motivação, provoca nela um novo ânimo, e ela começa a agirem busca de novos horizontes.

SUMÁRIO

1.1 SALÁRIO É FATOR MOTIVADOR 5

1.2 DEFINIÇÕES DAS TEORIAS 6

1.3 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 7

1.4 QUESTIONÁRIOS APLICADOS NA EMPRESA 8

1.5 PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS 9

1.6 REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA 10

1.7 CONCLUSÃO 12

1.8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste é mostrar como a motivação desempenha um papel importante no local de trabalho. Relacionado a movimento, coisa móvel. Vemos que a palavra motivação, dada a origem, significa movimento. Quem motiva uma pessoa, isto é, quem lhe causa motivação, provoca nela um novo ânimo, e ela começa a agir em busca de novos horizontes. Motive-se, pois, buscando objetivos predeterminados, tentando com mais vontade alcançar seus objetivos, seus desejos; por isso, a preocupação constante deve ser prevenir situações que possam desmotivar as pessoas.

As pessoas trabalham nas empresas para também poderem ganhar o seu salário. E com o salário as pessoas podem definir o seu padrão de vida. Assim o salário representa para as pessoas o seu ganha-pão, sua fonte de renda.

Para as empresas, os salários representam uma respeitável parcela das despesas e custos mensais, e caracterizam um assunto potencialmente conflitante, pois as empresas querem minimizar seus custos para competir melhor e os empregados pretendem sempre elevá-los para viver melhor. Para balancear esses interesses opostos e contraditórios é que existe a Administração de Salários. A Adm. de salários fundamenta-se em um sistema lógico de comparações internas e externas dos cargos e de seus respectivos salários. O primeiro passo para implantar a Adm. de salários é fazer um programa de análise e descrição dos cargos da empresa.

O Salário tem sido o principal elemento de ligação entre organizações e trabalhadores. Outros fatores importantes existem, sem dúvida, nessa relação, porém o que "fala mais alto" tem sido o salário. Esta é a constatação concreta que temos feito ao longo dos anos, apesar de todas as transformações que vêm ocorrendo nesse campo. Certamente, o salário não deve ser considerado fator motivacional, como veremos mais adiante, pois não é esse o seu papel e sim o de constituir a contrapartida pecuniária pelo serviço prestado. O trabalho em si, em primeiro plano, e as circunstâncias que o cercam, num segundo plano, proporcionam satisfações e insatisfações, motivações e desmotivações.

1.1 SALÁRIO É FATOR MOTIVADOR

Motivação é o ato de motivar, o motivo que leva a uma ação, serve de inspiração, estímulo e incentivo.

Salário é o pagamento, a remuneração do empregado proveniente dos serviços prestados ao empregador, a recompensa de trabalho.

O salário é algo sólido, com ele os empregados planejam seus gastos, alcançam sonhos, conquistam objetivos, suprem necessidades. O salário pode ser considerado um item de sobrevivência e não de motivação, porém ele pode até ajudar a aumentar o contentamento dos colaboradores, mas não se estende por um longo tempo, vai perdendo seu sentido de principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com