TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Exames: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  3.696 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA - Exercícios – Capitulo 4: Risco e Retorno

1-) Sob condições de incerteza, que tipo de pesos são usados para determinar o valor esperado e o risco de um investimento?

Os pesos usados para determinar os retornos esperados e o risco são chamados probabilidades.

2-) Se a dispersão dos retornos do Projeto A é grande e a do Projeto B é pequena, qual é o projeto é o mais arriscado e por quê?

O Projeto B é menos arriscado que o Projeto A porque sua volatilidade, medida pelo desvio padrão, é menor que a do Projeto A. Quanto mais os retornos variam, maior a incerteza de um projeto e maior o seu risco.

3-) Defina o desvio – padrão e determine o intervalo dentro do qual você pode prever que estejam 68% dos retornos, entre um desvio-padrão de +1,0 (mais um) e -1,0 (menos um). Suponha que o desvio-padrão seja igual a 10 e a média ou retorno esperado seja igual a 100.

O desvio padrão mede a dispersão dos valores reais em relação ao valor esperado ou a média das observações históricas. Ele é a medida do risco. Quando o desvio padrão é 10 e o retorno esperado é 100, a amplitude da distribuição varia entre: 90 a 110 (suponha que 1  )

4-) Por que você usaria o coeficiente de variação para avaliar os méritos de dois projetos diferentes?

Não é possível comparar risco a números absolutos. O coeficiente de variação, por ser uma medida relativa de dispersão /K, propicia a base de comparação entre a compensação risco/retorno de diferentes projetos.

5-) Como a diversificação reduz o risco? Em uma carteira, é melhor o movimento conjunto dos ativos ser positivo ou negativo? Por que?

A diversificação reduz o risco porque este é disseminado entre um grande número de ativos. Uma covariância negativa é melhor que uma positiva, porque diferentes movimentos de ativos numa carteira tendem a reduzir suas flutuações totais.

6-) Por que o mercado é a medida-padrão do risco não diversificável?

O mercado é um veículo altamente eficiente que contém todas as informações disponíveis. Portanto, seu risco estabelece um indicador comum contra o qual os riscos não diversificáveis de todos os outros títulos podem ser comparados.

7-) Dados três título com betas de 1,0; a,8 e 1,4 respectivamente, o que esses betas nos dizem sobre o risco não-diversificável de cada título?

Um beta igual a 1,0 significa que o título tem o mesmo risco que o mercado. Um beta de 0,8 indica que o título é menos arriscado que o mercado.Os títulos com betas de 1,4 são mais arriscados e voláteis que o indicador de mercado.

8-) Explique como a abordagem de SML pode ser uma ferramenta útil no calculo do valor presente liquido de um projeto.

A equação da SML fornece a Taxa de Retorno Requerida (TRRs) de um ativo. Esta é equivalente à taxa de desconto. Conhecendo o custo inicial de um projeto e seus retornos futuros descontados, pode se determinar o VPL do projeto (VP dos retornos — custo inicial).

9-) Os retorno de um título, quando relacionados aos retornos médioa do mercado, produzem uma linha não diversificávél com um ângulo de 45°. Qual a implicação disso?

Quando os retornos de um título estão correlacionados aos retornos médios do mercado e a linha característica surge formando um ângulo de 45°, isso implica uma relação de um por um. Em outras palavras, os retornos do título movimentam se da mesma maneira que os retornos médios do mercado. O beta dessa relação é igual a 1,0. Um ângulo de 45° significa que o título tem as mesmas características de risco que o índice de mercado.

10-) Quais são algumas das fraquezas relacionada aos métodos do beta e da SML para a determinação da taxa de retorno requerida de um título?

As debilidades das abordagens do beta e da SML incluem:

a. Não existe um índice de mercado verdadeiro que possa ser usado como ponto de referência para fins de comparação.

b. Padrões históricos não são representativos das futuras taxas de retorno requeridas.

c. Se a dispersão em torno da linha característica é muito ampla, a linha não é representativa dessa relação. Conseqüentemente, o beta é também uma medida fraca do risco não diversificável de um título.

11-) Defina a fronteira eficiente e explique o que pode ser feito para melhorar o retorno esperado de uma carteira que esteja abaixo da fronteira eficiente?

A fronteira eficiente é a arma que determina os retornos máximos ou ótimos de uma carteira em diferentes níveis de risco. Se o retorno esperado de uma carteira ficar abaixo da fronteira eficiente, um administrador pode diversificar o mix da carteira de duas maneiras: primeira, encontrando títulos com retornos maiores para aumentar os retornos esperados a um dado nível de risco. Segunda, diversificando a carteira, adicionando títulos que têm valores de covariância zero ou –1,0. Isso reduzirá o risco da carteira mantendo o mesmo retorno esperado.

12-) Dada a taxa livre de risco, cite outros componentes, de risco total e indique como isso ajuda a medir as diferenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com