TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Monografias: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 6

1. Descrevem os conceitos de ...., respectivamente:

I) Compreende as decisões dos governos federal, estadual e municipal referentes à tributação.

II) Refere-se às ações do governo para controle da taxa de câmbio e das condições de ingresso e saída de capitais externos no país.

III) São medidas tomadas pelo governo no sentido de prover renda mínima aos trabalhadores e aposentados (salário mínimo), incentivar a produção e o consumo de determinados produtos (subsídios) e fortalecer determinado setor ou região (incentivos fiscais).

IV) É o ato de proteger as operações financeiras das variações cambiais.

A I) Hedge cambial, II) Políticas de rendas, III) Política cambial e IV) Política Fiscal.

B I) Política Monetária, II) Políticas de rendas, III) Política cambial e IV) Política Fiscal.

C I) Política Fiscal, II) Política Cambial, III) Políticas de Rendas e IV) Hedge cambial

D I) Política Fiscal, II) Política Cambial, III) Políticas Monetária e IV) Hedge cambial

E I) Política Fiscal, II) Política Cambial, III) Políticas Financeiras e IV) Hedge cambial

Resposta

Alternativa C, pois Politica Fiscal compreende as decisões dos governos federal, estadual e municipal referentes à tributação. Politica Cambial refere-se às ações do governo para controle da taxa de cambio e das condições de ingresso e saída de capitais externos no país. Politicas de Rendas são medidas tomadas pelo governo no sentido de prover renda mínima aos trabalhadores e aposentados, incentivar a produção e o consumo de determinados produtos e fortalecer determinado setor ou região. Hedge cambial é o ato de proteger as operações financeiras das variações cambiais.

2. Assinale a alternativa correta:

I) O administrador financeiro é o principal responsável pela criação de valor e pela mitigação de riscos.

II) A controladoria engloba atividades de administração de caixa, crédito e cobrança, risco, câmbio, investimento, financiamento, planejamento e controle financeiro, relacionamento com acionistas e investidores e relacionamento com bancos.

III) Um conceito muito importante no mundo das finanças é o de Valor. Existem dois conceitos de valor: a) Valor de uso éa quantia de recursos que, de comum acordo entre as partes, permite a troca da posse de um bem ou serviço. b) Valor de troca é o valor atribuído à capacidade de bens e serviços satisfazerem as necessidades daqueles que os possuem.

IV) O conhecimento das leis das Sociedades Civis permite ao gestor financeiro adequar os fluxos financeiros às exigências legais, evitando multas e suspensões. A carga tributária no Brasil é alta, e uma boa gestão tributária possibilita grandes economias para as empresas, dentro da legalidade.

V) Valor patrimonial contábil.É o valor doa ativos e passivos, prédios, máquinas e equipamentos, veículos, estoques, contas a receber, dentre outros; e contas a pagar, empréstimos, outras obrigações computadas ao valor de reposição correspondente ao estado em que se encontram ou ao seu valor atualizado.

A I e III

B II e IV

C I e IV

D II e V

E III e V

Resposta

As alternativas corretas são I e IV, portanto a resposta é a letra C.

3. O Sistema Financeiro Nacional (SFN) está proposto no art.192 da atual Constituição Brasileira, promulgada em 1988. Reza esse artigo que o SFN será estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade, regulamentada pela Lei nº 4.595/1964. O SFN é constituído por:

A INSTITUIÇÕES NORMATIVAS, INSTITUIÇÕES MONETÁRIAS, INSTITUIÇÕES OPERATIVAS E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

B INSTITUIÇÕES NORMATIVAS, INSTITUIÇÕES MONETÁRIAS, INSTITUIÇÕES OPERATIVAS E INSTITUIÇÕES DISTRIBUIDORAS.

C INSTITUIÇÕES NORMATIVAS, INSTITUIÇÕES MONETÁRIAS, INSTITUIÇÕES OPERATIVAS E AGENTES ESPECIAIS.

D INSTITUIÇÕES NORMATIVAS, INSTITUIÇÕES OPERATIVAS, INSTITUIÇÕES DISTRIBUIDORAS E AGENTES ESPECIAIS.

E. INSTITUIÇÕES NORMATIVAS, INSTITUIÇÕES OPERATIVAS, INSTITUIÇÕES DISTRIBUIDORAS E INSTITUIÇÕES MONETÁRIAS.

Resposta

Instituições normativas, operativas, distribuidoras e agentes especiais, são os que constituem o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

4. Assinale a alternativa correta:

I) Custo de capital é qualquer bem suscetível de ser aplicada à produção, toda riqueza capaz de proporcionar renda. É um fator necessário ao funcionamento do negócio e tem um custo.

II) Custo de capital de terceiros é o custo de um componente dos financiamentos de terceiros, calculado após o imposto de renda.

III) Custo médio ponderado de capital é a remuneração recomendada para servir como taxa de desconto nas avaliações de projetos. É possível financiar-se inteiramente com recursos próprios, emitindo ações. Poderá também financiar-se apenas com capital de terceiros.

IV) Custo de ações preferenciais é o custo de novas ações ordinárias lançadas no mercado, que incorrem em custos de corretagem.

V) Custo de lucros retidos é o custo dos lucros não distribuídos aos acionistas. Por se tratar de capital próprio interno não incorre em custo de corretagem.

A I, II e III

B II, III e IV

C III, IV e V

D II, III e V

E II, IV e V

Resposta

As alternativas corretas são II, III e V, portanto a resposta é a letra D.

5. Um carro é vendido por R$ 15.000,00 à vista. Pode ser adquirido também em prestações mensais de R$ 885,71 a juros de 3% a.m. Sabendo que as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com