TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Pesquisas Acadêmicas: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  3.092 Palavras (13 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 2

1.1ETAPA 3

1.2.3ETAPA 3

REGIME DE COMPETÊNCIA 4

REGIME DE CAIXA 5

2.3ETAPA 5

2.3ETAPA 9

3. 2ETAPA 10

TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL 11

4 . CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1 – INTRODUÇÃO

A Administração Financeira trata dos assuntos ligados a finanças das empresas e organizações, sendo também diretamente ligadas à administração, economia e contabilidade.

A função Financeira dentro das empresas e organizações busca a melhor forma eficaz para a concessão de créditos para clientes, analise de investimentos e formas viáveis para se obter recursos para saldar operações e atividades das empresas.

É muito importante que as finanças sejam atuantes e realmente interfira na maximização de lucros, aumentando os recursos e o poder de saldar suas obrigações, claro que estando em sincronia com o contábil, observando através de suas demonstrações como e quando investir, bem como, analisar o que a economia fala, mostrando o mercado, suas variações e o que ela demanda para futuros investimentos.

1.1Etapa

Hoje o Administrador Financeiro, além de uma boa área de atuação, é imprescindível para as empresas e organizações, tendo a responsabilidade de analisar os dados retirados do balanço patrimonial, priorizando o fluxo de caixa que é dela que se percebe a quantia real disponível circulante para novas atividades. Além disso, têm como funções básicas: Análise, Planejamento e Controle Financeiro, Tomada de decisões de Investimentos e Tomada de decisões de Financiamento. Podendo ser um profissional Analista Financeiro, Gerente de orçamento de capital, Gerente de projetos de financiamentos, Gerente de caixa, Analista/Gerente de créditos e Gerente de fundos de pensão.

Dentre várias áreas, funções e posições da Administração Financeira, o ponto mais importante para todas as empresas e organizações é o cumprimento de suas metas, as metas que o administrador financeiro propôs, traçou, para que se obtenha uma maior maximização de lucros e recursos, vejamos agora situações que o administrador financeiro precisa analisar para o alcance dessas metas.

O Administrador Financeiro deve levar em conta as informações vindas da contabilidade e também da economia. A Contabilidade, por sua vez, tem sua importância fundamentada ao financeiro, pois dentro de cada “categoria” contábil, tais como: Contabilidade Financeira, Gerencial e Estratégica, o Administrador Financeiro retira as informações que necessita para novos investimentos, a saudação de suas obrigações e a maximização, não só de seu lucro como se seus recursos.

1.2.3Etapa

O principal objetivo de uma empresa é produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível, ou seja, o principal objetivo da empresa é gerar lucros. Ninguém abre uma empresa apenas para bonito, ou apenas para dizer que é um empresário. A empresa precisa ser bem administrada para que se saiba exatamente qual é o seu resultado, se o resultado não for positivo é preciso corrigir os erros antes que seja tarde demais, muitas vezes a empresa até apresenta lucro, mas isso necessariamente não significa que a empresa está bem. É preciso avaliar qual foi o investimento e se o retorno está de acordo com o esperado.

As atividades de investimentos são classificadas as atividades executadas em conseqüência das decisões de aplicações de recursos em caráter temporário ou permanente, para dar suporte às atividades operacionais. As atividades de investimento correspondem às contas classificadas no balanço patrimonial, em ativo permanente. Exemplos: compras de maquinaria, aplicações financeiras etc.

E as atividades de financiamento refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operações e de investimentos. Exemplos: captação de empréstimos bancários, emissão de debêntures, integralização de capital da empresa etc.

A administração financeira de uma empresa é exercida por pessoa ou grupo de pessoas que podem ter diferentes denominações, como: vice-presidente de finanças, diretor financeiro e gerente financeiro. As atividades de operações existem em função do negócio da empresa e não é da competência do administrador financeiro determinar como elas devem ser conduzidas, entretanto com seus conhecimentos.

REGIME DE COMPETÊNCIA

A adoção do regime de competência tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas, no período a que competem, independente da sua realização em moeda.

O Princípio da Competência do exercício relaciona-se com o reconhecimento do período contábil, isto é, quando uma receita ou uma despesa deve ser reconhecida, um exemplo para ilustrar e melhor compreendermos seria quando uma empresa realiza uma venda para pagamento em 60 (sessenta) dias, a receita é reconhecida na data da venda e, portanto, o valor da venda estará indicado na Demonstração do Resultado do Exercício daquele mês.

As empresas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a adotar o regime de competência para fins de apuração dos tributos.

Regime de competência - As despesas e as receitas são contabilizados dentro do mesmo período (exercício) independente de serem recebidas, pagas ou não (apropriadas).

Regime de Competência: é um regime econômico. Você lança despesas, custos e receitas incorridas no período, independentemente de seu pagamento ou recebimento, através de partidas dobradas.

REGIME DE CAIXA

Regime de Caixa - As despesas e as receitas são contabilizadas quando dos efetivos pagamentos ou recebimentos.

O regime de caixa representa o reconhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com