TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Ensaios: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O conceito de Administração Financeira e Orçamentária constitui-se em importante ferramenta de auxílio para os Administradores, tendo em vista que possibilita a análise detalhada da viabilidade de investimento em determinado projeto, com o intuito de obter êxito no planejamento e execução dos mesmos.

O objetivo primordial da Administração Financeira é a maximização dos lucros das empresas com fins lucrativos. Cabe a esta modalidade as atribuições vitais para o sucesso do resultado das organizações.

Para a execução de suas atividades, a Administração Financeira mantém íntima relação com as atividades contábeis das organizações e com as tendências econômicas do ambiente onde está inserida, sempre sendo influenciada pelos fatores macroeconômicos do mercado.

O Valor do Dinheiro e o Tempo

Através da administração financeira e orçamentária é possível avaliar as alterações que o tempo implica no valor do dinheiro. De acordo com vários especialistas e comprovada situação: o dinheiro tem valor no tempo. Ou seja, receber qualquer quantia em dinheiro hoje vale mais que receber o mesmo valor daqui a um ano, pois os juros fazem a diferença.

Diante deste panorama, os indivíduos preferem ter no presente seus desejos atendidos a deixá-los para realizar no futuro. E para concordar em ter a posse de um montante financeiro no futuro, em detrimento de tê-la na data presente, os indivíduos necessitam obter algum tipo de recompensa, ou seja, receber um montante maior no futuro do que o valor que possuem no presente. Esta opção é chamada pelos economistas de Custo de Oportunidade.

É inevitável que o valor dos montantes sofra alterações ao longo do tempo, e sem a segurança de alguns mecanismos de correção monetária, o dinheiro simplesmente perde o seu valor. A inflação constitui-se no principal agente da desvalorização, pois representa o aumento generalizado e contínuo do nível geral de preços dos bens e serviços. Outro agente de desvalorização é o fator risco, pois há incerteza de recebimento dos valores investidos, o que remete a remuneração sobre o capital disponibilizado, acrescendo ao valor inicial, os juros da operação no momento do seu resgate. O terceiro agente de desvalorização é a preferência pela liquidez – velocidade com que um bem pode ser negociado ou trocado, que em conjunto com a inflação e o risco, modifica o valor do dinheiro no tempo.

Podemos exemplificar esta premissa através da seguinte reflexão: toda soma financeira sofre alteração ao longo do tempo, principalmente por conta da ação da inflação, do risco e da preferência pela liquidez imediata, e a forma de compensação para esses fatores é a aplicação dos Juros sobre os valores que são negociados a prazo.

Diante de tal reflexão, torna-se indispensável que o gestor deve esteja sempre atento e atualizado sobre as melhores opções de investimento, pois as decisões financeiras envolvem custos e benefícios que estão espalhados sobre o tempo. Tomadores de decisão financeira, tanto em uma organização, quanto a nível social e familiar, precisam avaliar se investir o dinheiro hoje é justificado pelos benefícios esperados no futuro. O valor do dinheiro no tempo se refere ao fato que o dinheiro hoje na mão vale mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com